segunda-feira, 20 de julho de 2015

Em defesa da coerência partidária

Circula pelo país um manifesto de militantes e figuras públicas do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o qual exorta o conjunto de partidários da agremiação a se juntarem na luta em defesa da coerência política, por um PSOL que combata a velha e a nova direita, hoje representados pelo governo Dilma-Temer (PT-PMDB). 
O manifesto é uma resposta a dirigentes partidários, como Ivan Valente (dep. fed./SP) e a sua corrente, a Unidade Socialista - US, que estiveram em reunião do Grupo Brasil, expediente do PT, PCdoB e MST, o qual visava o lançamento de uma suposta frente de esquerda em conjunto com o PSOL.
A militância do PSOL, que ocupa as ruas, fábricas e praças desde junho 2003, repudia tal iniciativa e reitera o caráter de oposição de esquerda do partido em relação ao governo Dilma, bem como aos governos da velha direita, como os do PSDB, DEM, PMDB, etc.

A seguir, a íntegra do manifesto, extraído do site da Corrente Socialista dos Trabalhadores neste link:
http://www.cstpsol.com/viewnoticia.asp?ID=785


Manifesto ao PSOL

Apresentamos ao partido este manifesto assinado por centenas de companheiras e companheiros do PSOL e por várias das suas mais expressivas lideranças públicas como Luciana Genro, Marcelo Freixo, Chico Alencar, Jean Wyllys, Milton Temer, Vladimir Safatle, Renato Roseno, Babá, Hilton Coelho, Eliomar Coelho, Fernando Carneiro, Carlos Giannazi, Raul Marcelo, Tarcísio Mota, entre tantas outras e outros militantes e dirigentes partidários e lideranças do movimento. As adesões seguem sendo coletadas e cada assinatura e a mobilização dos militantes é fundamental.

Estamos às vésperas do V Congresso do PSOL. Um período de elaborações, debates e definições de rumos abre-se em nosso partido. Não começamos agora: o PSOL tem mais de dez anos em que nossa construção precisou de coragem e ousadia para manter de pé as bandeiras de justiça, igualdade, socialismo e liberdade, quando muitos afirmavam o fracasso da mobilização e da organização como forma de conquistar outro futuro.

Foram tempos muitas vezes difíceis, mas fundamentais para que nosso partido existisse e se enraizasse, com um perfil coerente de esquerda que não se rendeu. Nossos militantes estiveram nas ruas em junho de 2013 e nas lutas que se abriram desde então: centenas de milhares de jovens, novos movimentos sociais e políticos, categorias de trabalhadores que reocuparam a cena em greves e marchas multitudinárias, ativistas LGBTs, mulheres, negros e antiproibicionistas em defesa de bandeiras democráticas, gente simples do povo defendendo seus interesses e direitos.

O PSOL está inserido nestas lutas e buscando construir uma alternativa anticapitalista e democrática para o Brasil, inspirado na dura reconstrução dos ideais socialistas Nas várias campanhas de 2014, em particular com a candidatura da companheira Luciana Genro à presidência, começamos a romper o cerco da burguesia e ampliar nosso diálogo com a sociedade e o apoio às nossas propostas.

Em 2015, o esgotamento do modelo econômico, político e social-liberal levado adiante pelo PT nos últimos 12 anos revelou-se por inteiro. No entanto, a burguesia nacional e estrangeira, alimentada no período anterior por lucros recordes, isenções fiscais, crédito subsidiado, endividamento das famílias e pelo criminoso serviço da dívida – que arranca mais de 40% do orçamento anual todos os anos, continua exigindo mais.

A crise que atinge em cheio o Brasil revela o caráter das opções e do programa de Dilma e do PT: os trabalhadores e o povo são atacados de forma brutal e inaudita pelo ajuste conduzido por Levy. Cortes bilionários no orçamento, em especial nas áreas sociais, restrições ao seguro-desemprego e às pensões, aumento de juros, tarifaço e carestia para o povo, em contraste com o anúncio de novos números bilionários de lucros dos banqueiros.

Diante do ajuste neoliberal e das medidas recessivas os patrões iniciam uma onda de demissões e cortes de direitos. Como se fosse pouco, Dilma lança um “plano” para reduzir jornada e salários. Os capitalistas agradecem.

Enquanto isso, no Congresso Nacional, a base do governo e a oposição de direita se unem para promover ataques como o PL 4330 das terceirizações, garantir o ajuste e apresentar medidas reacionárias contra as liberdades democráticas, além de uma pseudorreforma política que constitucionaliza o domínio do poder econômico sobre partidos e campanhas.

Este Congresso Nacional, o mais reacionário das últimas 4 décadas, tomado por fundamentalistas, homofóbicos, fascistas, porta-vozes de interesses corporativos e do grande capital, e parlamentares de aluguel que respondem às empresas que pagaram suas campanhas e/ou às legendas fisiologistas e corruptas que cresceram aliadas ao PT e ao PSDB, tenta impor ao país uma agenda reacionária de retrocesso civilizatório: redução da maioridade penal para criminalizar a juventude pobre e negra, um estatuto contra as famílias para acabar com os direitos conquistados pela população LGBT no judiciário, flexibilização ou até revogação do estatuto do desarmamento, endurecimento da política de guerra às drogas que mata e encarcera milhares de jovens, abolição do pouco que resta da laicidade do Estado e uma contrarreforma política para favorecer a corrupção, o financiamento empresarial de campanhas, a fraude eleitoral e a exclusão das minorias, entre outros retrocessos. À frente desse programa antidemocrático, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, um dos personagens mais perigosos da política brasileira, até pouco tempo nos bastidores, já age como primeiro-ministro virtual de um governo cada vez mais débil. Aproveitando a crise política, a oposição de direita é capitaneada por um PSDB que parece, cada vez mais, o Partido Republicano dos EUA sob o controle do Tea Party brasileiro (liderado por Cunha) e impulsiona inaceitáveis aventuras golpistas para obter pelas vias de fato o poder que não conquistou nas urnas.

Por tudo isso, a necessidade e urgência da luta do povo crescem, bem como a responsabilidade do PSOL de ocupar um espaço vazio: o de participante ativo das lutas e da construção de uma alternativa política dos trabalhadores, da juventude e do povo. Em várias categorias e movimentos, a simpatia às nossas posições é crescente. Milhares de ativistas honestos e combativos rompem com as antigas direções governistas, paralisadas e burocráticas, e aproximam-se do nosso partido. Devemos saudar e receber com alegria estes camaradas, ao mesmo tempo em que precisamos estar preparados para impedir que arrivistas e oportunistas – muitas vezes apresentando-se como defensores de “frentes” – utilizem nossa legenda para reinventar-se em meio à crise do condomínio governista.

A resistência popular que cresceu nos últimos anos em diversas regiões do planeta chegou no Brasil. Os exemplos, em particular no sul da Europa, também nos inspiram e a recente vitória do povo grego no plebiscito contra a Troika mostram, de forma prática, que é possível construir alternativas de esquerda e ganhar a disputa política na sociedade, mesmo em meio a contradições.
Portanto, o V Congresso do PSOL tem grandes desafios à frente. Precisamos aproveitar as oportunidades que se abrem para construir o partido e ocupar o espaço aberto à esquerda. Mas, para isto, devemos consolidar nosso perfil anticapitalista, inserido nas lutas, e defender a democracia interna. Temos que enfrentar um grave risco que nos espreita e cresce sempre que um partido ganha mais espaço institucional: a burocratização do PSOL, o crescimento em seu interior de controle do aparato partidário, a restrição dos debates internos, que exige respeito às posições divergentes e confiança mútuas, e as tentações para adotar um perfil que nos reduza a uma mera legenda eleitoral. A militância do PSOL deve mobilizar-se para defender nosso patrimônio coletivo e derrotar toda e qualquer tentativa de domesticar nosso partido em favor de interesses eleitoreiros.

Com este manifesto, sintetizamos posições fundamentais para que o PSOL ocupe o espaço aberto com a crise e construa uma direção democrática que se empenhe por estar à altura das tarefas que se apresentam.
Por um PSOL socialista e democrático, defendemos:

1) Um partido de luta, que se construa no trabalho cotidiano de organização e conscientização popular e nas greves, ocupações e mobilizações dos trabalhadores, do povo e da juventude. Não aceitamos nenhum direito a menos e rechaçamos o “ajuste” de Dilma e Levy que ataca empregos, salários e direitos sociais e trabalhistas. Repudiamos a oposição de direita que aplica o mesmo “ajuste” nos estados em que governa, ataca direitos democráticos e se mobiliza para defender saídas reacionárias.

Em 2014, as greves de garis, primeiro no Rio e depois em diversas cidades, inauguraram uma jornada de lutas, envolvendo categorias como rodoviários e metroviários, que desafiaram governos e patrões às vésperas da Copa. Este ano, a tentativa de diversas montadoras de impor suspensão de contratos e demissões foi enfrentada com greves metalúrgicas vitoriosas no ABC e em São José dos Campos. A resistência ao ajuste e ao PL 4330 das terceirizações já levou a duas paralisações nacionais, em 15 de abril e 29 de maio, mostrando que setores da classe trabalhadora começam a retomar seu protagonismo, ainda que faltem coordenação e disposição de enfrentamento consequente com o governo por parte da maioria das direções sindicais. Elas foram obrigadas pelas bases a tomar iniciativas após anos de paralisia.

A falácia da “Pátria Educadora” de Dilma revela-se nos cortes de R$ 9 bilhões na Educação. Como resposta, há mobilizações de docentes universitários e técnicos em todo o país, além da resistência estudantil ao desmonte das universidades federais e aos cortes no FIES. À greve nas universidades soma-se agora a greve dos trabalhadores do INSS. Em diversos estados e municípios, por sua vez, os professores enfrentam os governos, tanto do bloco tucano como do bloco de sustentação do governo Dilma, que seguem a cartilha de Levy e atacam direitos e salários. O Paraná foi o centro desta luta, que reuniu milhares de professores por meses contra o desmonte da previdência e as perdas salariais, sendo que uma onda de greves do setor da educação estourou nos quatro cantos do país com um forte apoio da população. A inaceitável brutalidade promovida pelo tucano Beto Richa aos professores comoveu o país. As bandeiras e a militância do PSOL paranaense estiveram presentes e dias depois no ato do 1º de maio, Luciana Genro e Babá, junto com outros companheiros, foram à Curitiba, para repudiar Richa, se solidarizar com os mais de 200 feridos e se somar à campanha pelo “Fora Beto Richa”. É este o PSOL que queremos: uma ferramenta de luta para a classe trabalhadora!
2) Um partido que defenda de forma intransigente os direitos democráticos e a liberdade. Temos orgulho de ser um partido que defende a pauta de mulheres, LGBTs, negras e negros, jovens e antiproibicionistas. Um partido que defende o casamento civil igualitário, a lei de identidade de gênero, a legalização e regulamentação da interrupção segura da gravidez indesejada, a legalização e regulamentação das drogas, a laicidade do Estado e a educação inclusiva.Um partido que enfrenta também a intolerância religiosa, principalmente em relação às religiões de matriz africana, aos ateus e agnósticos. Combatemos o fundamentalismo religioso e as bancadas conservadoras da base aliada e da oposição de direita. Não aceitamos a redução da maioridade penal – cujo alvo é a juventude pobre e negra, cotidianamente massacrada nas periferias – orquestrada por Eduardo Cunha, pela bancada da bala, pela oposição de direita e setores da base aliada.

3) Um partido que se coloca na defesa das lutas socioambientais, dos povos originários, de ribeirinhos e quilombolas frente aos ataques do ruralismo – uma das facetas do modelo “desenvolvimentista” predador. As crises hídricas e de energia elétrica são os dramas mais concretos para parcelas expressivas da população e um dos problemas mais graves – e sem solução aparente de curto e talvez médio prazo. Chega a ser inacreditável que um país com uma das mais amplas e diversificadas bacias hidrográficas do planeta tenha falta d´água e de energia elétrica. Isso expressa não só o descaso de décadas de falta de investimentos do Estado na infraestrutura, na manutenção de equipamentos e no planejamento, como também a própria falência do modelão de megaobras via parcerias público-privado. Mas para além desses fatores e das privatizações, há nesta crise os danos provocados por uma das pontas desse modelo que são os fatores climáticos – aquecimento global, mudanças climáticas. Embora seja uma crise de natureza planetária, o desmatamento do Cerrado e da Amazônia, impulsionados pelo modelo agroexportador de commodities, amplia a desertificação no país, como agora em regiões do Sudeste, aumentando sobremaneira os períodos de seca e estiagem. Esta crise que ameaça o país com apagões, racionamento e falta d´água tem ainda outras facetas perversas como a elevação do preço das tarifas destes serviços, impactando o orçamento familiar em tempos de arrocho e endividamento.

4) Um PSOL que denuncie a falência do regime político em que vivemos e as medidas de restrição à democracia conduzidas por Cunha em sua contrarreforma política. Nosso partido deve combater a corrupção como modo de governo da burguesia, desnudando os laços entre as corporações e a pilhagem do patrimônio público, como ocorreu nos casos Lava Jato e Zelotes. Por isso lutamos pelo fim do financiamento empresarial de campanha, mecanismo fundamental de cooptação da democracia no Brasil, contra medidas antidemocráticas como a cláusula de barreira e as reformas eleitorais que limitem a participação das minorias políticas e sociais no processo eleitoral. É nosso dever combater figuras como Renan Calheiros e Cunha, que encabeçam os indiciamentos da lista de Janot, junto com políticos do PT, PMDB, PP e PSDB.

5) O partido deve e vai impulsionar imediatamente a campanha contra a medida antidemocrática comandada por Cunha e votada pela maioria dos deputados que exclui o PSOL dos debates durante as campanhas eleitorais. Este golpe contra a esquerda quer impedir que cresça uma alternativa a este regime corrupto. Se a medida de Cunha e seus aliados for aprovada no senado, os partidos com menos de 09 deputados nao precisam ser convidados pelas emissoras. E quando as emissoras quiserem convidar, ainda precisa contar com a concordância de 2/3 dos candidatos. Assim, querem excluir a esquerda, de imediato o PSOL, ate quando as pesquisas colocam nosso partido entre os primeiros na disputa. Contra este golpe devemos combater

6) Um partido que se fortalece pela sua coerência e reafirma seu perfil anticapitalista, em diálogo com as novas lutas e movimentos. Não aceitamos o rebaixamento programático, que, em nome de uma suposta “governabilidade”, apresenta inimigos de classe como “aliados para governar” e celebra alianças que terminam por nos confundir com este regime político apodrecido e rechaçado pelo povo. Não queremos “crescer” a qualquer custo, mas crescer para defender um programa e uma concepção política que é absolutamente distinta à dos partidos tradicionais. Não achamos que a disputa eleitoral justifique a incorporação de lideranças de direita, reacionários, fundamentalistas, militaristas, homofóbicos e outros que nada têm a ver com o perfil do nosso partido.A campanha Luciana Genro pautou questões estratégicas que devem nortear o programa e a política do PSOL. Bandeiras como a taxação sobre as grandes fortunas, a auditoria da dívida e suspensão do pagamento e as bandeiras libertárias e democráticas foram fundamentais.

7) Um partido que empenhe todos os esforços pela construção de uma alternativa de esquerda de massas no país para enfrentar os cortes e o ajuste neoliberal de Dilma e Levy, por um lado, e a oposição de direita por outro. O “ajuste” unifica PT e PSDB, que atuam para defender os lucros da burguesia e o serviço bilionário da dívida, através do ataque aos direitos do povo e dos trabalhadores. Nosso partido pode e deve ser a expressão política de um espaço que reúna o movimento social e sindical, organizações políticas, ativistas e a intelectualidade progressista, que estão nas greves e mobilizações, para que a crise não seja descarregada sobre os ombros do povo. Ao mesmo tempo, nosso partido deve diferenciar-se claramente de propostas farsescas de “frentes” com o petismo, que pretendem utilizar o prestígio do PSOL e fazer calar as críticas ao governo do ajuste. Neste sentido, têm sido muito importantes as posições que nossa bancada de deputados federais vem adotando. São posições a favor do povo, na defesa dos interesses dos trabalhadores, não aceitando nenhum direito a menos, combatendo o ajuste dos capitalistas levado adiante pelo governo federal e contra a direita reacionária.

8) O PSOL deve enfrentar o desafio de organizar candidaturas, para as campanhas de 2016, que mobilizem suas cidades, dialoguem com os movimentos sociais e com o novo ativismo que surgiu referenciado em junho de 2013. Devemos nos inspirar no que foi a “Primavera Carioca”, com o companheiro Marcelo Freixo, e na rica experiência que nos traz as lutas do povo da Espanha. Queremos campanhas construídas coletivamente, que busquem a participação ampla na elaboração de nossos programas: candidaturas que respirem os ventos que sopram da Espanha, onde a esquerda anticapitalista venceu cidades importantes, como Barcelona, com Ada Colau, e Madri, com Manuela Carmena, através da combinação entre lutas, construção democrática e aproximação de ativistas dos movimentos sociais.

9) Um PSOL que nunca governe enfrentando o povo! Nosso partido surgiu justamente como resposta à traição petista, por governar para o capital, atacando o povo, os trabalhadores e seus direitos. Sabemos que no capitalismo não é fácil administrar prefeituras, ainda mais no Brasil onde a União sufoca os municípios. Mas nossos governos não devem poupar esforços para mostrar de que estão do lado do povo, de que estão dispostos a todos os sacrifícios para melhorar a vida do povo. Nesse sentido é imprescindível o combate à Lei de Responsabilidade Fiscal que desmantela o serviço público para favorecer os agiotas financeiros, via a fraudulenta Dívida Pública que deve ser auditada. Criticamos também o que infelizmente ocorreu no governo de Macapá, pelo fato de o prefeito buscar um interdito proibitório contra a greve dos professores municipais. Não precisamos de prefeituras que usam o Poder Judiciário para reprimir os que lutam. O V Congresso deve posicionar-se de modo contundente sobre o perfil das prefeituras que eventualmente conquistemos. Interdito proibitório nunca mais!

10) Um PSOL que se afirme, nas eleições municipais de 2016, como uma verdadeira oposição de esquerda, construindo uma alternativa tanto ao PT e seus aliados, como ao PSDB e outros partidos da direita tradicional. Não cabe ao PSOL cair no canto de propostas como “frente de esquerda” com o PT. Passados 12 anos da nossa fundação, o PSOL não terá o direito de dar uma cobertura de esquerda para um projeto política e moralmente falido.

11) Fim das irregularidades e fraudes que visam a subverter a correlação de forças interna. Queremos um partido democrático e uma direção construída coletivamente a partir do debate e do respeito ao posicionamento da militância. Por exemplo, a realização de centenas de filiações irregulares contra o partido em Alagoas, manobras com setores ligados até a Renan Calheiros, precisa ser duramente rechaçada! Este tipo de método põe em risco o perfil e a política do PSOL, confundido a personalidades e organizações corruptas com o único objetivo de obter falsas “maiorias”. Um PSOL democrático não pode conviver com fraudes e irregularidades internas!

12) Um PSOL que respeite os setoriais e o papel que ocupam em nosso partido. Num PSOL democrático, a setorial de mulheres é que deve decidir sobre a organização do movimento de mulheres. O Diretório Nacional é a instância deliberativa máxima do Partido, mas não pode cometer intervenções como a que se concretizou por voto de membro suplente, convocado em urgência, para impor uma vitória de apenas um voto, como o ocorrido em sua reunião de junho.

13) Um PSOL que invista no funcionamento democrático do partido. É preciso tomar medidas para definirmos critérios rígidos e uniformes de filiação; precisamos fazer o recadastramento das filiações após o Congresso; precisamos de funcionamento regular de instâncias do partido de base e de direção – por exemplo, plenárias de base mensais –; é necessário estabelecer mecanismos de presenças regulares nas instâncias de base para avançarmos em critérios mais orgânicos para participação em futuros congressos; devemos respeitar as decisões políticas dos diretórios estaduais e municipais que não estejam ferindo o programa partidário, suas resoluções gerais e seus princípios; é preciso contar com a participação dos parlamentares, de forma regular, nas instâncias partidárias.

Com base nestes pontos chamamos a unidade de todos os militantes e setores do PSOL. Fortalecendo estes pontos, abre-se para o PSOL a oportunidade de vocalizar as bandeiras e lutas em nosso país. Como demonstram novas experiências no mundo, nós podemos aceitar o desafio de construir, também no Brasil, uma alternativa anticapitalista e democrática que fale para milhões. Para isto, precisamos de uma ferramenta democrática, aberta aos lutadores e lutadoras, que não se renda às pressões do capital. Um PSOL que se transforme e renove para estar à altura de um novo período sem, no entanto, esquecer o perfil e a trajetória que nos trouxeram até aqui.
Que a militância de nosso partido e o V Congresso tomem este desafio em suas mãos.

Assinam este manifesto correntes, tendências e coletivos, além de milhares de militantes que já aderiram e continuarão a aderir nos próximos dias. Estamos apenas começando. Participe! Você está convidado. Envie sua assinatura para manifesto.ao.psol@gmail.com

Acre
Fortunato Martins – PSOL Acre

Alagoas
Amália Lins Juventude Psol
Beto Brito Diretório Estadual
Carlos Leão Presidente do Diretório de União dos Palmares e membro Diretório Estadual
Caubi Freitas Presidente do Diretório Muricí e do Diretório Estadual
Deividy Carlos Diretório Estadual
Gerson Guimarães Presidente Municipal de Maceió e do Diretório Estadual
Ivalda Gusmão Secretária Geral Estadual
João Braz Presidente do Diretório de Dois Riachos e do Diretório Estadual
José Cícero Presidente do Diretório de Lagoa da Canoa
José Junior Diretório Estadual e de Arapiraca e do Diretório Estadual
Marcelino Freitas Neto Diretório Estadual
Mário Agra Diretório Estadual
Mauricio Dias Presidente Estadual
Otávio Ferreira Tesoureiro Estadual
Paulo Chagas Presidente do Diretório de Santana de Ipanema
Petrônio Avelino Presidente do Diretório de Arapiraca e do Diretório Estadual
Ricardo Correia Diretório Estadual

Amapá
Alcilene Furtado – Conselho fiscal do Sindsaude
Antônio Mesquita – Exec.PSOL do Amapá, Pres. do Sind. dos servidores de Santana
Cássia Evangelista – PSOL Macapá/Amapá
Cristiane do Socorro Monteiro Barbosa – Militante do PSOL/AP e Movimento de Professores
Hiandra Pedroso – PSOL Macapá/Amapá
Jorge Messias Flexa – PSOL Macapá/Amapá
Lilian Lobato – Professora
Marlene Fernandes – Secretária Geral do Sindsaude
Rafael Santana – Estudante de jornalismo
Renata Coutinho – Diretório Municipal de Itaocara (suplente)
Vereador Madeira – Macapá (Raimundo Roberto de Moura Madeira)
Waldir Pires Bittencourt enfermeiro Comitê de Greve



Amazonas
Alexandre Machado Maia- Bancario, secretário do Psol de Iranduba.
Ana Jéssica Martins de Medeiros- Estudante e Psol de Manaus
Arinos Marcião Esquerdo – Diretório do Psol Amazonas
Carlos Augustos Santos- Professor e Psol de Manaus
Cleberson da Silva- Moto Taxista e psol de Manaus
Erickson Morais de Medeiros- Professor e Psol de Manaus
Gerson Gonçalves de Medeiros´- Professor e Psol de Manaus
Jevaldo Silva – Executiva do Psol Amazonas
Jimy Carter – Presidente do Psol de Boa Vista do Ramos.
João Maciel da Silva- Presidente do D.M de Iranduba
Marcos Antônio de Queiroz – Executiva do Psol Amazonas
Pablo ítalo – juventude Psol Amazonas
Thiago Brito – Juventude Psol Amazonas

Bahia
Amós Oliveira, Estudante de Música da UEFS
Ana Lucia dos Santos Silva – PSOL Lauro de Freitas; movimento quilombola;
Antônio Francisco Rodrigues de Freitas – PSOL Barra do Mendes; Pajeú;
Aristóteles Lima Santana – PSOL Paulo Afonso; movimento docente;
Caroline de Araújo Lima – PSOL Porto Seguro; Diretora Executiva ADUNEB;
Cecília Dasdores de Souza Silva – Direção Municipal PSOL Salvador; Direção Estadual da APS; Assessora do Vereador Hilton Coelho
Cléo Emídio dos Santos Silva – Presidente PSOL Feira de Santana;
Davi Mendes Leite – PSOL Feira de Santana; Pajeú;
Denilson Campos Neves – PSOL Salvador; Sankofa;
Denise Andrade; PSOL Salvador; Direção do Sindjufe/Ba;
Ediane Lopes de Santana; PSOL Porto Seguro; direção ADUNEB;
Eliziário Souza Andrade – Direção Municipal PSOL Salvador;
Evilasio Silva Pereira– Militante do PSOL/BA
Felipe Pereira Primo- juventude Pajeú
Fernando da Silva Monteiro – Presidente PSOL Seabra;
Francisco Eduardo Torres Cancela – Secretário Geral do PSOL Porto Seguro; ADUNEB;
Geraldo Araújo – Presidente do PSOL Barra do Mendes;
Gilson Batista dos Santos – Direção Municipal PSOL Poções; Movimento Quilombola;
Guilherme Silva — Diretório Estadual
Hamilton Assis – Executiva Estadual do PSOL Bahia; Movimento Negro;
Hilton Barros Coelho – Vereador do PSOL Salvador; Sindjufe-Ba;
Iacy Maia Mata – Direção Municipal do PSOL Salvador; Movimento Negro;
Iago Gomes, Estudante de Filosofia da UEFS
Igor de Oliveira Silva – Presidente PSOL de Camaçari; MSTB de Camaçari;
Jhonatas Lima Monteiro – Direção Estadual do PSOL Bahia; PSOL Feira de Santana
Jorge Almeida – Professor da UFBA e Psol de Salvador
Jorge Luiz Santos – Núcleo da Resistência PSOL Ilhéus; Movimento em Defesa do SUS;
José Caetano de Jesus Filho; PSOL Feira de Santana; Pajeú;
Kayque Ferraz Costa; PSOL Vitoria da Conquista; Pajéu
Lídia de Jesus- direção FENASPS e militante PSOL Bahia
Lidianny Fonteles — Executiva Municipal PSOL Salvador
Linnesh Ramos, Professora da UEFS e do PSOL de Feira de Santana
Lucas Santos Aguiar – PSOL Santo Antônio de Jesus;
Lucia Helena Bernardes Santos de Almeida – Executiva Estadual do PSOL Bahia; Vice-Presidenta Sindados/Ba
Luís Antônio de Araújo Costa (Papa) – PSOL Salvador; Sinasefe;
Luiz Cezar dos Santos Miranda – Presidente PSOL Candeias; movimento popular e sindical;
Maíra Mendes, Professora da UESC e do PSOL Ilhéus
Marcela Prest – Executiva Estadual do PSOL Bahia; Setorial de Negros e Negras; Pajeú
Marcele do Valle – Diretório Nacional
Marciel Henrique Rego Viana – Presidente do PSOL Barreiras; Setorial Ecossocialista da Bahia
Marcos Mendes – Presidente Estadual PSOL
Marcos Musse – Direção Municipal do PSOL Salvador; Dom Quixote (Movimento de População de Rua);
Marivaldo da Silva Cerqueira – Diretório PSOL Salvador; Coletivo Educar na Luta;
Meire Reis – Executiva do PSOL Salvador; Setorial Nacional de Mulheres
Miralva Alves Nascimento – PSOL Salvador; Coordenação Estadual do MSTB;
Nilton Cesar dos Santos – Executiva do PSOL Camaçari; MSTB de Camaçari;
Orlando Helber Silva Santos – PSOL Salvador; Direção Sintell;
Paula Vielmo – Secretaria Geral do PSOL Barreiras; Setorial de Mulheres do PSOL Bahia
Paulo Moraes – PSOL Caravelas; Setorial sobre Drogas do PSOL;
Paulo Sérgio Ferreira Ribeiro (Paulo Proposta)
Pedro Cardoso – PSOL Salvador; Coordenação Estadual MSTB;
Pedro Henrique Dórea Vidotti – PSOL Feira de Santana; Coletivo Vozes (Movimento de Juventude de Feira de Santana)
Rafael Santos da Silva (Digal) – Executiva Municipal do PSOL Salvador; Pajeú (Movimento de Juventude)
Rafaela Dayane Cardoso de Souza – Direção Estadual do PSOL; Pajeú;
Raíssa Santos Caldas Almeida – Diretório Municipal e Setorial de Mulheres de Feira de Santana;
Ramos Heleno, Estudante de Pós da UEFS
Reinaldo Martins, Professor da IFBA e da direção municipal do PSOL Salvador-BA
Rogério Ferreira Silva Lustosa – Executiva Nacional do PSOL; Direção Sinasefe Nacional de da BA
Ronaldo Naziazeno – PSOL Salvador; Direção Sinasefe Nacional e da BA
Samuel Lacerda Fogaça – PSOL Vitória da Conquista; Pajeú
Vanessa Cristina Santos Matos; Direção Municipal PSOL Salvador; Coletivo Educar na Luta;
Wagner Moreira Campos – PSOL Salvador; Frente de Resistência Urbana;
Zilmar Alverita da Silva – Presidenta do PSOL Salvador; Setorial de Mulheres do PSOL Bahia

Ceará
Ailton Lopes – Setorial LGBT PSOL CE
Alexandre Costa – Diretório Nacional
Ana Vládia Holanda Cruz – Executiva Estadual
Angeline Carolino – Diretório Estadual
Arilson Lopes, Setorial Ecossocialista e de Direitos Humanos do PSOL Santa Quitéria-CE
Bruno Ribeiro – Psol do Ceará e Movimento Estudantil.
Cecília Feitosa – Presidente Estadual PSOL CE
Ciro Augusto M. Matias – Comissão Provisória Maracanaú
Cleidelene Oliveira – Secretaria Geral Estadual
Eronilton Buriti – Comissão Provisória de Quixadá
Francisco Moreira de Castro (Ivan) – Presidente da Comissão Provisória de Canindé
Isabel Carneiro – Setorial de Mulheres PSOL CE
Jamila Gomes Nascimento, Secretária Geral do DCE- UeVA
Joana Vidal – Diretório Estadual
João Alfredo – Vereador Fortaleza
João Berkson, Grupo de Trabalho Nacional do Juntos
Jocide Benício — Setorial de Pessoas com Deficiência
Júnior Alves Freitas – Presidente da Comissão Provisória Caucaia
Lívia Dias – Setorial Ecossocialista PSOL CE
Livino Neto – Executiva Estadual PSOL CE – Secretaria de Comunicação
Lucas Eduardo, Oposição Sindical da Apeoc e Prof da Rede Pública Estadual
Lucas Moreira Victor – Marcha da Maconha CE/Setorial de Juventude PSOL CE
Marcelo Ramos – Setorial de Juventude
Márcio Renato T. Benevides – Comitê Cearense pela Desmilitarização CE
Marília Cardoso – Setorial de Mulheres
Martinho Olavo Gonçalves – Executiva Estadual
Moésio Mota – Secretaria de Organização Estadual
Nacelio Rodrigues, Oposição Sindical dos Bancários
Nagel Silva Cunha – Comissão Provisória de Camocim
Natasha Cruz – Diretório Estadual
Osvaldo Aguiar – Comissão Provisória Sobral – CE
Paula Andressa Nascimento, Direção Municipal do PSOL Alcântaras-CE
Rafael Potiguar – Articulação Antinuclear do CE
Renato Roseno – Deputados Estadual CE
Rodrigo Santaella Gonçalves – Diretório Estadual
Rosa Gonçalves – Presidente do Sindicato dos Servidores de Independência – CE
Soraya Tupinambá — Coordenação Nacional do Setorial Ecossocialista Paulo Piramba
Thiago Arruda Queiroz – Direção da Associação dos Docentes da UFERSA
Vânia Vasconcelos – Diretório Estadual PSOL CE/Comissão Provisória Canindé-CE
Will Lacerda Psol do Ceará/militante do setorial de diversidade
Wlater Mesquita – Psol do Ceará e Pastoral de Juventude

Distrito Federal
Aldemario Araujo Castro, procurador da Fazenda Nacional e candidato a Senador PSOL DF 2014
Angelo Balbino – Executiva do PSOL Distrito Federal
Ayla Viçosa, estudante da UnB e Secretária de Juventude PSOL DF
Carlos Augusto Mattos – UnB
Carlos Roberto Santos – Militante do PSOL/DF
Claudiana Alves – PSOL/DF
Daniel Gobbi, gestor do Ministério do Desenvolvimento Agrário e vice-presidente PSOL DF
Edemilson Paraná, pesquisador social e doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília.
Erick Andrade, Diretor da UNE pela Oposição de Esquerda, DF
Fabio Coutinho – Uniceub
Fábio Félix, assistente social e candidato a Deputado Distrital PSOL DF 2014
Felipe Martins, Analista-Tributário da Receita Federal e Diretório Distrital PSOL DF
Giulia Tadini, cientista social e Setorial de Mulheres do PSOL
Isabela Alves – PSOL/DF
Jeferson Alves Duarte – PSOL – DF
Juazeiro Rodrigo – advogado e Psol Brasília.
Juliana Selbach, bancária e Presidenta PSOL DF
Karine Gomes — ativista LGBT
Lício Jônatas – coordenador geral do DCE/UnB
Lucas Barbosa – PSOL/DF
Luis Alberto – PSOL/DF
Marcela Rossiter Lima Costa – Secunda DF
Paola Rodrigues, jornalista e Diretório Distrital PSOL DF
Professor Batista – Secretário de Cultura do PSOL
Rafael Madeira da Veiga – militante de Direitos Humanos
Rodolfo Mohr, jornalista e Secretário de Comunicação PSOL DF
Silene Leiros – Militante do PSOL/DF
Sílvio Florentino – Militante do PSOL/DF
Talita Victor Silva — Secretária Geral do PSOL-DF
Tatiana Maranhão, Analista do Ministério de Ciência e Tecnologia e Diretório Distrital PSOL DF
Vanessa dos Santos Gomes – PSOL – DF

Espírito Santo
Ana Rosa Rodrigues de Souza
André Moreira – candidato a senador em 2014
Arthur Moreira – Diretório Estadual PSOL ES
Brice Bragato – Executiva Nacional e Estadual do Psol
Camila Valadão – Executiva Nacional
Carlos Pereira de Araujo (Carlão)
Décio Alves de Rezende – Psol Colatina e presidente do SISPMC
Derik Bezerra Machado – Sec Formação Psol Vitória
Dnery Maria Ribeiro – Diretório Municipal do PSOL Vitória/ES
Domingos Cordeiro França – Diretório Municipal do PSOL Serra/ES
Edson Bomfim dos Santos – Diretório Municipal do PSOL Vitória/ES e Setorial de Negros e Negras do ES.
Eliane de Fátima Inácio – Psol de Colatina
Eliane Mauro – Diretório Municipal do PSOL Cariacica/ES
Erilaine Ribeiro – Psol ES
Fabrício Coelho – Presidente eleito do Psol estadual
Giovanni Riccio – Psol de Castelo
Idelmar Casagrande – Psol Cariacica e direção nacional da intersindical
Iracélio Lomes Coelho – Presidente do Psol de Colatina
Ivaldo Rosa Albano – Diretório municipal de Vitória
Jalmir Cezini Andrade – Diretório Municipal do PSOL Vitória/ES
Jamila Bonfá — Executiva Municipal de Vitória.
Janice Gusmão Andrade – Psolda Serra
Jesse Gomes de Alvarenga – Psol Vitória e Coordenador Geral do Sindibancários
João Bosco Teixeira – Psol Linhares
Joelma dos Santos Lopes – Membro da Executiva Estadual
Jose Roberto Gomes – Diretório Estadual do Psol
Josmar Martins Duarte – Psol Serra
Lidiane Reis — Setorial de negras e negros PSOL ES
Lucimar de Souza Barbosa – Psol Vila Velha militante feminista
Lujan Maria Bacelar de Miranda – Diretório Nacional do PSOL
Marcionílio Mendes da Silva – Psol Vila Velha
Marco Antônio Rodrigues de Oliveira – Presidente do psol de Cahoeiro
Maria do Carmo O Cossi – Diretório Municipal de Colatina
Micheline dos Santos Sobrinho Ramos – diretório estadual do Psol
Ricardo Nespoli — Diretor do Sindicato dos Bancários do ES
Rita de Cássia Santos Lima – Diretório Estadual do Psol
Rodrigo Queiróz de Souza – Comissão Provisória PSOL Linhares
Ronaldo Feliciano Santos – Presidento do Psol de Pedro Canário
Rondinelli Eleotério – Setorial de negros e negras do Psol
Suellen Suzano – setorial de mulheres do PSOL ES
Swami Cordeiro Bergamo – Diretório estadual do Psol
Thalison Almeida da Silva – Diretório estadual e setorial de negros/as
Thiago Lima Peixoto – Psol da Serra
Tuanne Almeida – Setorial LGBT do PSOL ES
Uerlei Valdomiro – Psol ES
Vandelino da Silva (Dinho) – Diretório Estadual
Vinicius de Moraes Moreira da Silva – Diretório Estadual
William Aguiar Martins – Diretório Municipal do PSOL Vila Velha/ES
William Silverio – DCE UFES
Wilson Jesus Lucas Junior – Executiva Estadual do Psol

Goiás
Cíntia Dias – dirigente do STIUEG/GO
Elma Dutra — Executiva Estadual
Fernando Lacerda Junior, Diretório Estadual do PSOL- GO
Fernando Leite — Executiva Estadual
Henrique Lemos – Presidente do PSOL Goiânia
João Maria dirigente do STIUEG/ GO
Matheus Pontes – PSOL Goiás
Reinaldo Pantaleão- Professor/ GO
Washington Fraga. dirigente do STIUEG/ GO
Zelito Silva – Executiva Estadual

Maranhão
Alcindo Holanda Sevidor Publico Psol Imperatriz
Aline Maria dos Santos – Secretária de formação Executiva de São Luiz
Antonio Celso – Executiva do PSOL MA ( negros e negras )
Antonio Marcos ( comissão Provisória Codó)
Antonio Marcos Silva ( comissão Provisória Codó MA)
Claudemir Oliveira – Sind. Bancarios do Maranhão e Sec. Geral do PSOL MA
Isla Rafanny Portela Lopes – executiva PSOL MA (direitos humanos)
Joel Marques Presidente da UNIAO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ITAPECURU MIRIM – UNIQUITA
Luiza Milca B. de Sá – Militante do PSOL Timon/MA
Marcio Mosiel Servidor Publico , PSOL Imperatriz
Nonnato Masson Advogado Popular e ex presidente do PSOL MA
Prof. Francisco Sousa Delegado SINDBANCÁRIO MA
Prof. Milton Teixeira Presidente PSOL Açailandia
Rafael Araújo – Executiva do PSOL MA ( secretaria sindical )
Raimundo Nonato Penha Soares – Executiva Estadual.
Reynaldo Costa – Diretorio Estadual Psol MA
Sérgio Henrique – Psol de São Luiz e Servidor Público Estadual.

Mato Grosso
Vitor Paulo – Núcleo do Psol Tereza Benguela de Cuiabá e Juvaps

Mato Grosso do Sul
Anisio Guilherme da Fonseca (Anísio Guató) – Presidente do Psol de Corumbá
Gilberto Ricard — membro do diretório estadual
Stéfani Santana — membro do diretório estadual

Minas Gerais
Alexandre Esteves – PSOL/MG Direção do SITSEMG
Carlos Campos – Presidente PSOL MG
Cindy Eccard – D.A. Letras UFU
Cleuza Maria Faustino do Nascimento – Diretório Estadual do PSOL/MG
Clodovaldo Júnior ( Juninho) – PSOL Montes Claros e GTE JUNTOS
Danilo Bianchi – Executiva PSOL MG
Everton Luiz – DCE UFMG / Diretório PSOL BH
Gustavo Souza Menezes – PSOL Uberlândia e GTE Juntos
Isabela Silveira – Comissão Provisória PSOL Alfenas e GTE Juntos
Ivo Lelis Ribeiro – Diretório PSOL Uberlândia
Júlia Maria Vieira – Militante do PSOL/MG
Kátia Sales, direção PSOL Minas gerais, Setorial Nacional de Mulheres do PSOL
Kléber Oliva – PSOL Montes Claros e GTE Juntos
Luiz Fernando Gomes – PSOL Belo Horizonte/MG
Marcela Rufato – Presidente PSOL Alfenas
Maria da Consolação – Diretório Estadual
Maria Helena da Silva – Militante do PSOL/MG
Mario Junior – Coordenador nacional da Fasubra
Natália Lucena – Executiva PSOL Uberlândia
Otto Ramos – PSOL Contagem
Patrícia Nunes – Executiva PSOL MG
Rana Agarriberri – DCE UFMG / Executiva PSOL BH
Rubens Teixeira – PSOL Belo Horizonte e da Direção do SINDADOS
Sandra Maria dos Santos – Militante do PSOL/MG
Sara Azevedo – Executiva Estadual do PSOL MG e diretório municipal de BH
Valéria Ramos – Comando de Greve TAE´s UFMG
Vinicius Fudimura – Grêmio FUNEC Ressaca

Pará
Adelino Bessa -Presidente do DMPSOL Marituba
Adriano Mendes – Diretor do DCE/UFPA
Afonso Celso Modesto Moreira – Diretor do SINDTIFES-PA
Aguinaldo Barbosa da Silva – Direção SINTSEP-PA
Alberto Andrade- Membro da Executiva Estadual do PSOL –Pará
Alimar da Silva Barreiros – PSOL/PA e Direção do SINTSEP/PA
Ana Claudia Chaga – PSOL Pará e vice-presidente do CRESS
Andrea Cristina Solimões – PSOL Pará e Direção do ADUFPA
André Luiz Tavares – PSOL/PA e Direção Distrital do DASAC/SINTEPP
Antônio Maria Matos – PSOL/PA e Direção da Regional Estrada do SINTSEP/PA
Bento Ferreira da Silva – PSOL/PA e Direção Regional Sudeste do SINTSEP/PA
Cedicio de Vasconcelos Monteiro – PSOL Pará e Coordenador Geral do SINTSEP-PA
Donavan de Souza Queiroz – Diretor DCE/UFPA
Douglas Diniz Lima Fernandes – Membro do Dir. Nacional do PSOL e da Executiva PSOL Belém/PA.
Dulcidéia da Conceição Palheta – PSOL/PA e Executiva Estadual do SINTSEP/PA
Edivaldo Andrade -Presidente do DMPSOL Ananindeua
Eduardo Magno Teixeira – Diretor do SINDTIFES-PA
Eduardo Pimentel dos Santos– PSOL/PA e Executiva Estadual do SINTSEP/PA
Eduardo Rodrigues – PSOL Pará e Coordenador Geral do DCE UNAMA
Elias Carvalho da Costa – Coord. Geral do Grêmio da E. E. Dr. Ulysses Guimarães
Elvis Denis da Silva Santiago – PSOL/Bujaru/PA e Direção da Sub-Sede do SINTEPP Bujaru
Eziel Duarte de Almeida – Coordenador geral DCE-UFPA
Fábio Moroni Cardoso de Oliveira – Diretor DCE/UFPA
Fátima Moreira Macapá- Membro da Executiva Municipal do PSOL Belém
Felipe Bandeira – Presidente da UES/Santarém
Fernando Carneiro- vereador de Belém, membro do DNPSOL e do DEPSOL-Pará;
Francieli Sarturi – Coordenadora da Rede Emancipa/ Santarém
Francisco Sinval- Presidente do DMPSOL Castanhal
Gabriel Antunes – PSOL Pará e Diretor do DCE UFPA
Gabriel Lucas S. Barreto – Coord. Geral do Grêmio da EA/UFPA
Gerson da Silva Lima – Direção da CONDSEF/SINTSEP-PA
Gerson Rodrigues – Membro do DEPSOL Pará e DMPSOL Ananindeua
Ib Tapajós – Advogado trabalhista e Direção do PSOL/Santarém
Irley Saulo Batista Araújo – Gari/ASCONPA
João Carlos da Silva Santiago – Diretório estadual do PSOL-PA
João Lopes do Rosário – Diretor do Grêmio da E. E Dr. Ulysses Guimarães
Joice Cordeiro Rebelo – SINTEPP/(professores) Sub sede Marabá-PA
Jonas Favacho – PSOL/Baião/PA e Direção Sub-SEDE do SINTEPP Baião
Jorge Martins – Coordenador da Rede Emancipa/ Belém
José Augusto Éverton – Membro do DMPSOL- Belém
José Emilio Hermes de Almeida – ASCONPA (Coord. Geral Associação Concursados)
Karol Ribeiro – Executiva Estadual do PSOL/PA
Katia Rosangela Souza – Coordenadora geral do SINDTIFES-PA
Leonardo Reis – Diretório municipal de Ananindeua e Pajeú
Luzia Pereira da Costa- Coordenadora Sintsep/PA
Luiz Carlos Paiva – PSOL/PA e Direção do SINTSEP/PA
Maike Vieira – Técnico da Ufopa e Direção do PSOL/Santarém
Manoel Rodrigues, Executiva Municipal PSOL Marabá/ PA
Marcio Lima Amaral – CIPA RODOVIARIO/Ananindeua-PA
Marcos Soares- Membro do DMPSOL- Belém
Maria da Consolação Rodrigues – Direção SINTESEP-PA
Maria Zila Camarão – Diretora do SINDTIFES-PA
Mariza das Merces Moreira dos Santos – Diretório municipal do PSOL/Belém-PA
Matheus Cunha Lima – Diretor do Grêmio da EA/UFPA
Max Costa – Jornalista e Direção Nacional do PSOL
Maurício Matos – Presidente Sindicato Servidores do Ministério Público Estadual
Miguel Ângelo da Costa – PSOL/PA Direção do SINTSEP/PA
Mônica Brito – Membro do DEPSOL e presidente do DMPSOL Altamira
Natasha Machado – PSOL/PA e da Direção do DCE UNAMA
Neide Rocha Cunha Solimões – Direção PSOL Pará – Executiva Nacional da CONDSEF
Olgaises Cabral Maues – Dirigente do Andes e ex-candidata a vice-governadora Pará
Otávio Barbosa, Executiva Municipal PSOL Marabá/ PA
Paulo Emanuel da Costa Moraes – PSOL/PA e Direção do SINTSEP/PA
Paulo Sergio Pereira da Silva – PSOL/PA e da Direção da Sub-SEDE do SINTSEPP/Concórdia/Pará
Pedrinho Maia – Executiva Estadual do PSOL/PA
Raiana Mendes – Diretora da UES/Santarém
Raimundo Abreu – PSOL Pará e Direção do SINDJUFE-PA
Raimundo Gilberto de Oliveira – PSOL/PA e Executiva do SINTSEP/PA
Raphael Castro da Conceição – Diretor DCE/UFPA
Regina Maria Martins – Direção SINTSEP-PA
Reginaldo Reis – PSOL/Baião/PA e Direção Sub-SEDE do SINTEPP Baião
Ricardo Inácio, Executiva Municipal PSOL Marabá/ PA
Ricardo Soares – PSOL Pará e Direção do DCE UNAMA
Rigler Aragão – Professor da Unifesspa e Presidente do PSOL/Marabá
Rigler Aragão, Executiva Municipal PSOL Marabá/ PA, Secretario da regional norte 2 Andes
Rosa Nazaré Soares – Membro do DEPSOL Pará
Sergio de Lima Botelho – Coordenador Sintsep/PA
Silvia Giese – Direção do PSOL/Belém
Silvia Leticia D’ Oliveira da Luz – Executiva do PSOL Pará e Secretária Geral do SINTEPP
Tony Gomes- Presidente do DMPSOL Jacundá
Valtair Deucher – Presidente do DMPSOL Medicilândia
Virgílio Moura – PSOL Pará – Vice Presidente da Associação dos Concursados – ASCOMPA
Walmir da Silva Brito – PSOL/PA e Direção Regional Estrada do SINTSEP/PA
Yara Guedes – Coordenadora-geral do DCE da UFPA
Zeneide Lima – PSOL/Belém

Paraíba
Fabiano Galdino – Presidente do Psol estadual
José Silva – Presidente do Psol de Santa Rita
Josean Calixto – executiva estadual do Psol
Nelson Júnior – Executiva estadual do Psol
Rejane Maria – Vice presidente do Psol de Campina Grande
Evilásio Lacerda – Militante do PSOL/PB
Maria Regina Lacerda de Souza – Militante do PSOL/PB

Paraná
Aline Kirchheim, PSOL , Mal.Cândido Rondon ,professora de História da rede estadual de educação do Paraná
Antonio Lopes – Militante do PSOL Cascavel/PR
Bernardo Pilotto – Executiva Estadual
Conrado Minucelli — Diretório Estadual
Cristiano Gabriel Guimarães – Movimento por Moradia Pinhais
Daniel de Lima – Presidente do PSOL Cantagalo
Diego Delbosco Gallian, PSOL Toledo, professor de Matemática da rede estadual de educação do Paraná
Elcir Glicerio Guimarães Zen, PSOL Toledo, advogado e militante de Direitos Humanos Cascavel-PR
Hiolanda Galvão da Costa — Secretária de Negras e Negros do PSOL PR
Ivanildo Claro da Silva Professor e sindicalista – ex-candidato a prefeito pelo PSOL em Cascavel – Pr
Jeferson Luiz Kaibers, PSOL Cascavel. Professor rede Estadual de Educaçao, militante Movimento Diversidade, Cultural e Educação
Jéssica Lima – Militante do PSOL Cascavel/PR
José Aparecido da Silva – Presidente PSOL Umuarama
Laerson Vidal Matias, Pres. Psol Cascavel, DE PR, militante na area de Saúde do Trabalhador
Larissa Rahmeier — Diretora Executiva da UNE – Oposição de Esquerda
Leonardo F. Godoy — Presidente do PSOL Ponta Grossa
Lincoln Ramos e Silva – Militante do PSOL Londrina/PR
Luciano Egidio Palagano – Historiador. Bloco de Oposição à Direção da APP-Sindicato, Secretário Geral do PSOL – Marechal Cândido Rondon/PR
Luis Almeida Tavares – Executiva Nacional – ASSIGBE – Sindicato Nacional
Luiz Alfredo – Diretório Municipal do PSOL Londrina/PR
Luiz Felipe Bergmann — Secretário Geral Estadual
Luiza Beghetto — Presidente do PSOL Curitiba
Maicon Fernando Palagano, PSOL – Marechal Cândido Rondon, Acadêmico de Direito/UNIOESTE, Oposição a direção da APP Sindicato
Marcelo Franzon – Militante do PSOL Cascavel/PR
Maria Felomena Alves de Oliveira Sandri — Coordenação do Setorial Ecossocialista
Marlene de Jesus Alves da Costa – Diretório Municipal do PSOL Cascavel/PR
Mauri Gauer – Secretaria de Direitos Humanos do PSOL Paraná
Moacir Lopes – Diretório Municipal do PSOL Cascavel/PR
Osmar Batista – Diretório Estadual do PSOL/PR
Patricia Santos — Presidente do PSO Londrina — PR
Paulo Weber – Diretório Municipal do PSOL Foz do Iguaçú/PR
Ronaldo Rocha – Militante do PSOL Maringá/PR
Roseli Lima – Diretório Municipal do PSOL Cascavel/PR
Rui João Santos – Militante do PSOL Londrina/PR
Sebastião Oliveira – Militante do PSOL Foz do Iguaçú/PR
Tabata Gomes – Presidente PSOL PR
Valter Costa – Militante do PSOL Cascavel/PR
Vanessa Beghetto – Secretaria LGBT do PSOL PR
Vilma Ramos Lopes – Militante do PSOL Cascavel/PR

Pernambuco
Almir Cunha – Olinda
André Justino Executiva Estadual PSOL PE
Berlano Andrade – PSOL/Recife-PE
Caetano D’Carli – Recife
David Cavalcante – PSOL/Recife-PE
Derick Xavier – Olinda
Fabiana Honório – PSOL/Ipojuca-PE
Gabriel Diretório Estadual PSOL PE
Italo Nery de Albuquerque TITO – Olinda
Ivanildo de Oliveira (Nildo) – PSOL/Cabo-PE
Jesualdo Campos Presidente do Instituto Plínio de Arruda Sampaio
Leandro Recife Executiva Nacional PSOL
Maria Augusta Brandão MAGU – Olinda
Maria Julia Leonel Diretório Estadual
Paulo Botelho – Olinda
Paulo Cezar – PSOL/Cabo-PE
Pedro Josephi Diretório Estadual
Rafael Franco de Sá – Recife
Ricardo Barbosa – PSOL/Jaboatão-PE
Rodrigo Nery Diretório Estadual
Romero da Silva Câmara – Lagoa do Carro
Thiago Mendes – PSOL/Moreno-PE
Zé Gomes Executiva Estadual -Candidato ao Governo 2014

Piauí
Ana Cristina da Silva Veras, Militante do PSOL Teresina/PI
Antonia Oliveira Costa,
Antonio da Silva Felix,
Antonio de Oliveira Costa,
Antonio dos Santos Félix – Militante do PSOL Teresina/PI
Antonio Lustosa de Sousa – Militante do PSOL Teresina/PI
Francisco das Chagas da Silva – Militante do PSOL José de Freitas/PI
Francisco das Chagas Mendes Leão,
Francisco José da Silva – Direção Estadual do PSOL/PI
Helbia Maria Bona Sousa,
Jair de Almeida Pereira – Militante do PSOL Teresina/PI
Jesus Rodrigues ex-deputado federal pelo Piauí
João Batista Rodrigues da Silva,
José Francisco da Silva – Militante do PSOL Teresina/PI
José Francisco da Silva,
José Romualdo Lopes de Sousa – Direção Estadual do PSOL/PI
Josimar Angélico de Carvalho,
Luciana Monteiro Diretório Nacional PSOL
Madalena Nunes – Coordenadora de Políticas Permanentes da FENAJUFE
Maklandel Presidente PSOL Piauí
Maria da Conceição da Silva,
Maria de Jesus Silva – Direção Estadual do PSOL/PI
Maria do socorro Lima – Militante do PSOL Teresina/PI
Maria do Socorro Sousa Costa,
Nadja Carvalho — Executiva Estadual PSOL PI
Pedro da Costa Oliveira Neto,
Raimundo Tércio – Militante do PSOL Teresina/PI
Wellington Marinho

Rio de Janeiro
Adonai Costa – DM PSOL Cabo Frio
Adriano Santos – Diretor Estadual SEPE
Alberto Martins – Professor Rede Estadual
Alcebíades Teixeira “Bid” – Ex Coordenador Geral do SEPE
Alex William do Nascimento Lacerda- representante base Sindmetal/RJ e militante PSOL/RJ
Alexandre Gubani – UFF
Allan Mesentier — Presidente do DM Rio de Janeiro
Amanda Nunes – UFRRJ
Ana Carvalhaes – Executiva Estadual
Ana Magni — Associação ervidores do IBGE.
Ana Mary Lino Carneiro – Fundadora PSOL RJ
Angelo Cezar Jachello Junior- direção SEPE/Friburgo- militante PSOL Friburgo
Anna Caroline Tomaz – UENF – PSOL Itaocara
Arenilda Santana – Direção do SINTUFF
Armindo Lojas – Diretor do SEPE – RJ
Bárbara Chiavegatti – Movimento de Saúde
Barbara Hauret – Juventude Vamos a Luta
Barbara Sinedino -DM PSOL Rio de Janeiro
Bruno Bimbi – Executiva Estadual PSOL RJ
Bruno de Lima – Gari demitido da COMLURB dirigente greve 2014/2015
Bruno Deusdará — Coordenador Geral da Associação Docentes da UERJ.
Bruno Meneses – PSOL Niterói / Núcleo JB
Bruno Moreira – PSOL Niterói / Núcleo JB
Bruno Oliveira – ADUNIRIO/ANDES.
Caio Sepúlveda – Juventude Vamos a Luta
Camila Leite – dirigente Juventude Vamos a Luta
Camila Reis – Grêmio da ETE Adolpho Bloch
Carlos Abreu Mendes – Direção do SINTUFF
Carlos Eduardo Fernandes Tacto- militante PSOL/RJ
Carlos Faleiro – Diretório Estadual
Carlos Nascimento – Bombeiro- PSOL/Niteroi
Carlos Rogério Ferreira Santos – direção Sindmetal/RJ e militante PSOL/RJ
Charles Pimenta – DM PSOL Cabo Frio
Chico Alencar – Deputado Federal
Cirlene Coelho Chagas – Direção do SINTUFF
Cláudia González PSOL Niteroi
Claudio Leitão – DM PSOL Cabo Frio
Cristina Guimarães – PSOL Niterói / Núcleo JB
Daniel Ribeiro – UFF e Casa da Juventude
Danilo Serafim – Diretor do SEPE – RJ
David Ianomani – PSOL Niterói / Núcleo JB
Deividson Rabello – UERJ Maracanã
Denise Soares Teixeira- Direção SEPE Lagos, militante PSOL/Cabo Frio
Edgar Ribeiro – UNIRIO
Edmilson Alves – Direção do SINTUFF
Eduardo Botelho – UFF
Eduardo Eletricista – Ocupação Zumbi dos Palmares
Egeson Conceição Ignácio da Silva—direção Sindmetal/RJ, militante PSOL/RJ
Elídio Marques — Diretor da Associação Docentes da UFRJ
Eliomar Coelho, Deputado Estadual Rio de Janeiro
Elis Lemos – UFF
Fabiano Souza – PSOL Casimiro de Abreu
Fabricio Loreto – PSOL Magé
Felipe Aveiro – Casa da Juventude
Felipe Freitas – Diretor do DCE/UFF pela Oposição
Felipe Mota – UFF
Felipe Pereira Primo- juventude Pajeú e militante do PSOL/RJ
Fernando Barcellos – UFF
Flávio Serafini – Deputado Estadual RJ
Gabriel Fernandes – Grêmio da ETE Adolpho Bloch
Gabriel Richard – Grêmio da Esc. Amaro Cavalcante
Gesa Linhares Correa – Executiva Nacional do PSOL- Diretório Estadual do PSOL/RJ- SEPE/RJ
Giovanny Ferreira – UFF
Guilherme Bento – membro CA Psicologia UERJ
Guilherme Wanburg – UFRJ
Gustavo França Gomes, Niterói/RJ – Reage Socialista – Dirigente do PSOL-Niterói
Gustavo Silvino – PSOL Mangaratiba
Heloisa Helena G. Neves – Direção do SINTUFF
Henrique Vieira – Vereador Niterói
Honório Oliveira – Executiva Estadual PSOL RJ
Humberto da Silva Michaeli- Direção SEPE Vassouras e Dirigente PSOL Vassouras
Iarima Bellan Peixoto – UFF
Iata Anderson – PUC-Rio
Igor Rodrigues – UFRRJ
Índaia Menezes – Comando Local de greve UFF
Isabel Firmino – Direção do SINTUFF
Italo Jardim – Movimento Popular
Ivanete Silva – Diretora Estadual SEPE RJ SEPE/RJ
Jacqueline Pinto – Professora
Janaína Bilate – ADUNIRIO/ANDES.
Janaína de Assis Matos- SEPE N. Iguaçu, militante PSOL/RJ
Jean Wyllys, Deputado Federal Rio de Janeiro
Jeferson Vieira – Comando Local de greve UFF
Jefferson Bezerra – FioCruz
Jefferson Peixoto – Movimento Popular
Jessé Brandão PSOL Niteroi
João Batista – BABÁ – Vereador do PSOL RJ
João Vitor Rodrigues – Juventude Vamos a Luta
Jonata Silva – Coord. Do DCE UNIRIO
Jorge Augusto Correa – DM PSOL Rio de Janeiro
Jorge Gonçalves de Souza- direção Sindmetal/RJ, militante PSOL/RJ
Jorge Lucas – UFRRJ
José Dos Santo(Gordo) Sec Finanças Psol Queimados-RJ
José Luiz Primola- direção PSOL N.Iguaçu
Jose Mario Soares – Mandato Ver. Babá
Josemar Carvalho – Presidente PSol São Gonçalo e 1º Suplente de Dep. Estadual PSol-RJ
Juliano Teixeira – Emancipa
Juventino Barros – Diretório Municipal Nova Iguaçu – RJ
Keli Moraes de Abreu- Direção SEPE Friburgo- militante PSOL Friburgo
Leander Viana – membro CA Psicologia UERJ
Leandro Fontes – Tesoureiro PSOL São Gonçalo e Diretório Estadual RJ
Leandro Galindo Professor
Leci Carvalho – Presidente Psol Nova Iguaçu – RJ
Léo Zanzi – D M Campos dos Goytacazes
Leonardo Agostinho Freitas- Direção SEPE Vassouras e militante PSOL Vassouras
Leonardo Esteves “Mosquito” – Presidente PSOL Macaé
Ligia Regina Antunes Martins – Direção do SINTUFF
Liliana Maiques – Setorial de Mulheres
Luana Costa – Grêmio da ETE Adolpho Bloch
Lucas Santana – UFF
Lucas Siqueira – FFP/UERJ
Luciana Araújo – Associação de Moradores de Neves
Luciana Machado – DAAT Pedagogia UFF
Luciano da Silva Barboza, Niterói/RJ – executiva Estadual do PSOL-RJ
Luciene Lacerda – Associação de Moradores de Vista Alegre
Luís Alberto Gomes – representante de base Sindmetal/RJ e militante PSOL/RJ
Luís Cláudio Ângelo – direção Sindmetal/RJ e militante PSOL/RJ
Luis Paulo Neto – Sec Formação Psol Queimados – RJ
Luiza Foltran Aquino – DCE UFRJ
Magda Furtado – Direção Sindscope/Sinassefe
Manolo Araújo – PSOL Itaocara
Marcela Lisboa – Casa da Juventude
Marcelo Freixo, Deputado Estadual Rio de Janeiro
Marcelo Santana – Diretor do SEPE – RJ
Márcia Cunha – Direção Sepe – Queimados – RJ
Marcio Ornelas – Vice-Presidente do PSOL São Gonçalo
Marco Antonio P. Costa – Executiva Estadual PSOL RJ
Marcos Rangel de Lima- Direção SEPE/RJ – militante do Psol Caxias
Maria da Conceição (Sãozinha) – Diretora Estadual SEPE Volta Redonda
Maria das Dores Motta “ Dodora” – Ex Coordenadora Geral do SEPE
Maria de Lourdes LURDINHA – Oposição Metalurgica
Maria Eloisa Mendonça – Bancaria
Maria Waughan – Emancipa
Mariana Cristina M. da Cunha, Rio de Janeiro/RJ – Setorial Nacional de Mulheres do PSOL
Mariana Jardim – Setorial de Mulheres do PSOL RJ
Mariana Nolte – Diretora da UNE – Oposição de Esquerda
Marieta Carvalho – Movimento Popular
Marília Bittencourt – UFRJ
Marzio Sabino – Movimento Popular
Mayara de Moraes – Juventude Vamos a Luta
Maycon Bezerra – IFF Cabo Frio
Michael Azevedo – C. Sociais – UERJ
Michel Oliveira Lima – Diretório Estadual PSOLRJ
Milton Temer, ex-deputado federal e jornalista
Mirna Freire – Diretora Estadual (Tesouraria) do SEPE
Nancy Ferreira da Silva Belo- direção SEPE Lagos, militante PSOL Cabo Frio
Natália Soares Ribeiro – PSOL Campos dos Goytacazes
Nathalia Diniz – UFRJ
Nathalie Drumond – Diretório Nacional PSOL
Ney Carvalho – Direção Sepe Queimados – RJ
Nicolas Calabrese – UFRJ
Oirã Ferrer – Conselheiro Estudantil da UFF – Juventude Vamos a Luta
Patrick Silva dos Santos – PSOL Campo Grande
Paula Mairan – Pres. Sindicato do Jornalistas do Rio de Janeiro
Paulo Eduardo Gomes, Niterói/RJ – Vereador do PSOL em Niterói
Paulo Pinheiro, vereador Rio de Janeiro/ RJ
Pedro Fuentes – Secretário de Relações Internacionais do PSOL
Pedro Rebelo – FFP/UERJ
Pedro Rosa Cabral – Coordenador da FASUBRA
Priscila Guedes – Executiva PSOL Municipal
Prsicila Correa – Porfª do Rio de Janeiro
Rafael Araújo (Edilsinho) – UFRRJ e Unillasale
Rafael de Mello Rodriguez – Movimento de Saúde
Rafael Duarte D’Oliveira — Presidente do PSOL Niterói
Rafael Lazari – Fórum de Trabalhadores da Saúde Mental de Niterói
Rafael Marins – Movimento Popular
Rafael Medeiros – Comando de Greve da UFRJ
Raquel Polydoro – Coord. Do DCE UNIRIO
Reginaldo S. Costa, Niterói/RJ – Executiva Municipal do PSOL-Niterói
Renan Prata – PSOL Itaocara
Renatinho, Niterói/RJ – Vereador do PSOL em Niterói
Renato Cinco – Vereador RJ
Ricardo Sampaio – Sec Formação Psol Nova Iguaçi – RJ
Ricardo Silva – Presidente PSOL Miguel Pereira
Richard Clayton – Diretor do SEPE – RJ
Roberto Morato – FFP/UERJ
Rodrigo Andrade – Movimento Popular
Rogério Alimandro – Presidente Estadual PSOL RJ
Rogério Lima Araújo – Presidente Sindicato trabalhadores municipários de Bom Jesus de Itabapoana – RJ
Romulo Cavalcanti – Presidente do Diretório Municipal do PSOL Agra dos Reis
Rosi Messias – Sec. Geral PSOL RJ
Rosilene Almeida – Diretora Estadual do SEPE
Rosilene Alonso – OAB São Gonçalo
Rosimar Pinto – Diretor do SEPE – RJ
Ruth Helena – Direção do SINTUFF
Samara Castro – Casa da Juventude
Sandra Gomes – Direção Psol Mesquita – RJ
Sandra Helena – Direção do SINTUFF
Sérgio de Jesus Muniz- direção Sindmetal/RJ e militante PSOL/RJ
Sergio Jorge Costa-Associação Aposentados Sindmetal/RJ, militante PSOL/RJ
Sergio Paulo Aumheimer Filho – Ex Coordenador Geral do SEPE
Sergio Tadeu dos Santos- militante PSOL/RJ
Silaedson Silva Juninho – Executiva Estadual PSOL RJ
Silvana Nascimento Silva – D M Campos dos Goytacazes
Silvana Silva – Direção Estadual do SEPE/RJ
Silvia Santos – Executiva Nacional PSOL
Simone Caixeiro Gonçalves da S.- Direção SEPE N.Iguaçu, Executiva Psol N.Iguaçu
Sofia Yoneta – Movimento de Saúde
Stella Menezes – PSOL Niterói / Núcleo JB
Talíria Petrone – Executiva Estadual PSOL RJ
Tarcísio Mota – candidato a governador em 2014
Tarcísio Mota, Ex-candidato a Governador do RJ
Telma Luzemi – Diretor do SEPE – RJ
Thaís Coutinho – Direção do SEPE – RJ
Theo Louzada – UERJ Maracanã
Thiago Cocaro – Presidente do Diretório Municipal do PSOL Saquarema
Thunai Cavalcanti – SEPE
Ulysses Peixoto da Silva- Direção PSOL N.Iguaçu
Valciara Xavier – Direção do SINTUFF
Valdenise P. Ribeiro – Comando de Greve da UFRJ
Varlei Pereira de Almeida – Diretório Municipal de Itaocara
Varvara Sofia – SEPE Niterói
Veraci Alimandro – Diretório Nacional
Victor Aksenow – Estudante UFRJ
Victor Brito – UERJ
Victor Silva – professor Rio de Janeiro
Wania Santana – Direção do SINTUFF
Wilton Porciúncula – Diretor Estadual do SEPE/RJ
Yago Medeiros – Grêmio da Esc. Amaro Cavalcante
Yasmin Fadul – PSOL Campos dos Goytacazes
Yuri Fanini – Sec imprensa PSol Nova Iguaçu – RJ

Rio Grande do Norte
Alexsandro Targino Presidente do PSOL Lagoa Salgada-RN
Anderson Castro Grupo de Trabalho Nacional do Juntos
Antônio Holanda – Presidente do PSOL Parnamirim RN
Antonio Ronaldo Garcia – Presidente do Diretório Municipal de Mossoró
Damião Souza Direção Nacional do MST
Daniella Araújo Cordenadora Geral do DCE UFRN
Diego Alyson Espaço Cultural José Praxedes
Diogenes Fagner de Lima – Dirigente do PSOL–Santa Cruz/RN e militante da Nova Práxis
Djalter Rodrigues Felismino – Militante do PSOL Natal/RN
Edson Lima Direção Nacional da Fasubra
Eucana Samuel – Dirigente do PSOL Poço Branco RN e militante da Nova Práxis
Felipe André Cândido de Sousa – Dirigente do PSOL–Santa Cruz/RN e militante da Nova Práxis
Francisco Monteiro Neto – Dirigente do PSOL–Angicos/RN e militante da Nova Práxis
Frederico Henriques Direção Municipal PSOL Natal-RN
Isabel Keppler, dirigente PSOL RN
Jane Calafange Direção Estaudal PSOL-RN
João Paulino de Oliveira Neto – Dirigente do PSOL–Fernando Pedrosa/RN e militante da Nova Práxis
João Santos Presidente do PSOL Natal-RN
Johnata Cavalcante de Macedo – Dirigente do PSOL–Angicos/RN e militante da Nova Práxis
José Cosme Presidente do PSOL João Câmara-RN
Josival Geraldo de Lima Direção Estaudal PSOL-RN
Leila Targino Direção Estaudal PSOL-RN
Lilianne Monteiro Associação dos CAPS e do PSOL Natal-RN
Lucenilson Ângelo Direção Estaudal PSOL-RN; Direção Estadual do MST
Marcela Marques – Diretório Municipal de Natal
Márcio Freitas de Paiva – Militante do PSOL Mossoró/RN
Marcus Miranda Direção Estaudal PSOL-RN
Maria Salete Direção Municipal PSOL Natal-RN e da Comunidade Católica do Planalto
Marileide Batista Consad UFRN e do PSOL Natal-RN
Miria rochelle aprigio dos santos diretora geral do c.a de Engenharia agrícola e ambiental UFERSA
Modesto Batista Neto – Dirigente do PSOL–Angicos/RN e militante da Nova Práxis
Raniela Nunes – CA Veterinária UFERSA
Renatão do Quilombo, primeiro suplente de vereador Niterói, RJ.
Robério Pauiino – Dirigente Estadual do PSOL RN e ex-candidato a governador pelo PSOL em 2014
Roberio Paulino – Diretório Estadual do PSOL-RN e candidato a governador no rn pelo PSOL
Ronaldo Garcia Presidente do PSOL Mossoró-RN e candidato a vice-governador pelo PSOL (2014)
Sandro Pimentel Presidente Estadual do PSOL-RN; Comissão de Ética do PSOL Nacional; Vereador de Natal
Sonia Maria Godeiro, dirigente PSOL Natal/RN – Grupo de Ação Socialista – GAS.
Tarzia Medeiros – Diretório Nacional
Tertuliano Santiago Direção Estaudal PSOL-RN; Presidente do SINDFORTE-RN
Tita Holanda – Dirigente do PSOL Parnamirim RN e militante da Nova Práxis
Walkíria Kosakevic – Dirigente Política conhecida como Mãe da Revolta do Buzão Natal RN

Rio Grande do Sul
Adailson Rodrigues – Oposição Rodoviários de Porto Alegre
Adriana Guimarães – direção da ASERGHC e delegada sindical, PSOL Porto Alegre
Alex Caiel da Silva – PSOL Porto Alegre RS
Alexsander Fraga – Vereador em Porto Alegre PSOL RS
Alice Carvalho – Coordenadora do DCE UNIFRA – Santa Maria
Amanda Ciarlo – PSOL Viamão RS
Ana Lúcia Cabral – Comissão Provisória do PSOL/Bagé
Ana Paula Santos – Presidente do Grêmio Protásio Alves
André Portella – Professor e militante do PSOL Porto Alegre
Andreia Cardoso – Ex -Conselheira Tutelar.
Antonieta Xavier – Trabalhadora da UFRGS – Comando Local de Greve
Antonio Neto – Secretaria Executiva da CONLUTAS e Direção Estadual do PSOL RS
Arduíno Balduino- Coordenador do Conselho Regional por Moradia Popular
Arilton Serafim Cardoso – Líder Comunitário
Arlindo Nelson Ritter – Presidente do SindiSaúde/RS, PSOL Porto Alegre
Bernardo Corrêa – Presidente do PSOL Porto Alegre RS
Bruno Camilo – Dir. Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (SIMCA)
Camila Goulart – Executiva Estadual do PSOL/RS e professora do Estado do Rio Grande do Sul
Celedo Heitor Elz Neto – PSOL TORRES/RS
Celso Dalberto – Conselho Geral do CPERS e Presidente do PSOL Passo Fundo RS
Clarissa Sommer – movimento de mulheres Psol Porto Alegre
Cristian Nunes – Grupo de Trabalho Estadual do Juntos RS/Porto Alegre e Juntos LGBT
Cristiano Bernardino Moreira – dirigente sindical do judiciario federal no rs
Cristina Altmann – movimento de mulheres Psol Porto Alegre
Daniel Pertuzatti – comando de negociação Banrisul
Davi Pio – direção do SindJus RS, PSOL Porto Alegre
de Souza – Presidente do PSOL TORRES/RS
Diogo Gil – PSOL Pedro Osório-RS
Domingos Siqueira – Movimento de Luta pela Moradia, PSOL Caçapava do Sul RS
Douglas Dias dos Santos – PSOL Viamão RS
Douglas Ferreira Soares – Estudante, PSOL Bagé RS
Douglas Ferreira Soares – Grupo de Trabalho Estadual do Juntos RS/Bagé
Elizabeth Mor Malossi – Militante de base do CPERS
Érico Corrêa – Executiva CSP Conlutas RS/ Sindicaixa
Ester Ramos – presidente do PSOL de CACHOEIRINHA RS
Etevaldo Teixeira – Direção Estadual do PSOL RS
Everaldo Nunes- Presidente da Associação do HPS, municipário de Porto Alegre RS
Fabian Tubino – PSOL Torres RS
Fabiana Amorim – Diretora da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES)
Fabiana Lontra – Grupo de Trabalho Estadual do Juntos RS/Porto Alegre e Juntas
Fabiano Marranghello – direção do SindJus RS, PSOL Porto Alegre
Fernanda Antunes – Tesoureira PSOL Pelotas
Fernanda Melchionna – Vereadora em Porto Alegre PSOL RS
Fernando Campos – 22º Núcleo do CPERS, PSOL Gravataí
Fernando Genro Robaina – Coordenador Geral do DCE da PUCRS
Francisco Carlos Corrêa – municipário, PSOL Caxias do Sul RS
Francisco Estigarribia – Advogado, PSOL Bagé RS
Franco Machado – executiva PSOL RS
Gabi Tolotti – Diretório Nacional do PSOL e Grupo de Trabalho Nacional do Juntos
Gabriel Feltrin – Coordenador de Cultura do DCE da UFRGS e do Juntos! Pela Legalização
Gentil Louvatel – Sindicaixa/ Regional Caxias do Sul
Gerson Yamin – Professor, PSOL Bagé RS
Gilvandro Antunes – PSOL Porto Alegre
Giordan Heitor Elz – PSOL TORRES/RS
Guilherme Ciarlo – PSOL Viamão RS
Guilherme de Azevedo – PSOL São Leopoldo RS
Guilherme Teixeira da Silva- PSOL São Leopoldo RS
Guly Marchant – Coordenador Geral DCE da UFRGS e do Juntos! Negras e Negros
Gustavo Morales – PSOL Viamão RS
Helder Oliveira – Presidente PSOL Pelotas
Henrique Benedetto – Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Japão
Hiago Farina – Grêmio Estudantil IF Campus Bagé
Jaíne Abrahan – PSOL Canguçu
Jéssica Dornellas – Grupo de Trabalho Estadual do Juntos RS/Santa Maria
João Ezequiel Mendonça- Municipário de Porto Alegre RS
Jorge Felber – PSOL Viamão RS
Jorge Luis Silveira de Carvalho – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas, PSOL RS
Jorge Nogueira – Comando de Greve Técnicos UFRGS
José Mario Benitez – Contabilista, PSOL Bagé RS
Julia Jardim – Estudante, PSOL Bagé RS
Juliano Fripp – Coordenador do Conselho Regional por Moradia Popular
Julio Antero Appel – SindSaúde/RS, PSOL Porto Alegre
Júlio Câmara – Grupo de Trabalho Nacional do Juntos
Júlio César Domingues – Coletivo NegroSOL PSOL Pelotas
Jurandir Silva – suplente de Deputado Estadual, PSOL Pelotas
Jurandir Silva – Suplente de Deputado Estadual, PSOL-RS
Kassiele Nascimento – Coordenadora Geral do Diretório Acadêmico da Comunicação da UFRGS
Leandro Ferraz – Sindicato dos Municipários de Charqueadas, PSOL RS
Leandro Teixeira Kern – PSOL Taquari
Lenir Margarete Garcia – Presidente da Rádio Nova Era, PSOL Caçapava do Sul RS
Leonardo Portella Nunes – PSOL Bagé RS
Líbia Maria Serpa Aquino – professora universitária (militante pela educação básica e superior)
Lizabete Muller dos Santos – Líder Comunitária.
Luan Badia – FASUBRA, PSOL Pelotas
Lucas Bittencourth– Executiva do PSOL Cruz Alta
Lucas Wellinton Dos Santos Correa – PSOL São Leopoldo RS
Luciana Genro – Ex-candidata a presidente da República pelo PSOL
Luciano Victorino – Coordenador Geral do DCE da UFRGS e do Juntos! LGBT
Ludimilla Fagundes – Juventude CS
Luis Percio – PSOL ALEGRETE] Luiz Henrique Chagas – Executiva Estadual CSP CONLUTAS – Presidente do Sindimetrô RS
Luzia Hermann – Diretoria do CPERS / Núcleo Estrela
Maira – Militante de Base do CPERS
Malu Villaverde – Direção Estadual do PSOL RS
Marcelo Rocha – Médico da Prefeitura de Porto Alegre e Setorial de Saúde do PSOL
Marcio Moraes – PSOL Viamão RS
Marco Antônio Pires – Coletivo Juntos
Marco Aurélio de Barros – Ex-Conselheiro Tutelar
Marco Aurélio Torres – Professor da Unipampa, PSOL Cerrito-RS
Marcus Vianna – Coordenador do Emancipa/RS
Mari Andréia Oliveira de Andrade – Executiva do PSOL Cruz Alta
Maria Angélica de Mello Machado – Presidente da Associação da grande Santa Rosa.
Maria da Gloria Sampaio – Executiva CSP Conlutas RS/Sindicaixa
Maria de Fátima Cardoso – Líder Comunitária
Maria de Fátima Contreira – Diretora do CPERS/ Núcleo São Borja
Maria Gabriela Schwengber – Coordenadora Geral do Centro Acadêmico São Tomás de Aquino (CASTA-PUCRS)
Marilene Carvalho – Diretoria Sindicaixa
Mario Fernando da Silva – Municipário de Porto Alegre RS
Mário Pinheiro – Advogado, PSOL Bagé RS
Marize de Oliveira Pinto- mov. Indígena, militante PSOL Caxias
Marli Aparecida de Souza – Diretoria do CPERS/ Núcleo Osório
Marliane Ferreira – trabalhadora em educação e militante do PSOL RS
Maurício Barreto – Oposição Rodoviários de Porto Alegre
Miguel Correa Chagas – Vice Presidente Sindicaixa
Natalício Vieira Boeira – PSOL Viamão RS
Nathália Bittencourt – Diretora UNE Oposição de Esquerda e Grupo de Trabalho Nacional do Juntos
Nathalia Ortiz – PSOL Cerrito-RS
Neida Porfirio de Oliveira – Executiva Nacional CSP Conlutas/ Oposição CPERS
Norma Machado – Representante de Base do CPERS/ Núcleo Passo Fundo
Otávio Leite De Oliveira- PSOL São Leopoldo RS
Patrícia Godinho – Grêmio Estudantil IF Campus Bagé
Patricia Quadros dos Santos – Líder Comunitária.
Paulo Gideão
Paulo Mano – PSOL Rio Grande-RS
Pedro Ciarlo – PSOL Viamão RS
Pedro Moacir Moreira– Diretor do CPERS/ Núcleo São Gabriel
Pedro Ruas – Deputado Estadual PSOL RS
Pedro Stein – Assentado da reforma agrária, PSOL Piratini-RS
Públio Ferrari – PSOL Rio Grande-RS
Quértina Heitor Elz – PSOL TORRES/RS
Rafael Policeno – Presidente do PSOL Gravataí RS
Raquel Matos – Coordenadora de Finanças do DCE da PUCRS
Ricardo German – Juntos e PSOL Gravataí RS
Ricardo Sarmanho – direção do SindSaúde/RS, PSOL Porto Alegre
Roberta Mello – Secretaria de Mulheres – PSOL Pelotas
Roberto Koetz – PSOL Tramandaí
Roberto Robaina – Direção Nacional PSOL
Roberto Seitenfus – Coordenador do Desobedeça LGBT, PSOL Porto Alegre
Rodrigo Nickel – Coordenador do Emancipa/RS
Rodrigo Rosa – Grupo de Trabalho Estadual do Juntos RS/Pelotas
Romer Guex – Direção Nacional PSOL, ex-vereador em Viamão RS
Ronald Abreu de Souza – Professor da Rede estadual, PSOL Porto Alegre
Rosane Gomes – 7º Núcleo do CPERS, PSOL Passo Fundo RS
Rosane Leite Mathucheski– Diretora do CPERS/ Núcleo Bagé
Rosangela Brauveres – PSOL Viamão RS
Rosenei Nikititz Lopes – Diretora do CPERS/ Núcleo Cruz Alta
Rudi Caldeira – Representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do GHC
Ruy Bittencourt de Almeida Neto – dirigente sindical do judiciario federal no rs
Sérgio Augusto Cardoso Pinto – líder comunitário (Presidente da Associação dos Moradores da Alegria)
Silvana Gonçalves – PSOL Viamão RS
Sônia Ciarlo – PSOL Viamão RS
Taís Ignácio Pinto – PSOL Gravataí RS
Tássia Lopes – Grupo de Trabalho Nacional do Juntos
Taynah Ignacio – Grupo de Trabalho Estadual do Juntos RS/Gravataí
Terezinha Bullé – Diretora do CPERS/ Núcleo Porto Alegre ZN
Thiago Fagundes Marques – PSOL Viamão RS
Thiago Loeblen – Municipário de Porto Alegre RS
Tiago Aires – Presidente do PSOL Santa Maria
Valmor Guedes – Presidente da ASERGHC, PSOL Porto Alegre
Vinícius Eckert – Coordenação DCE UFRGS
Vivian Zamboni – Diretora do CPERS/ Núcleo Camaquã
Welynton Almeida – Coordenador LGBT do DCE UFRGS, Grupo de Trabalho Estadual do Juntos RS e Juntos! LGBT
William Corrêa – PSOL Barra do Ribeiro RS
Winnie Bueno – Grupo de Trabalho Estadual do Juntos RS/Pelotas

Roraima
Érica Joyce – professora e Psol de Boa Vista

Santa Catarina
Ivan Rocha — Presidente PSOL Joinville
Tiago de Azevedo “Nando Reis” — Secretário de comunicação PSOL Florianópolis

São Paulo
Airton Moreira Junior – Presidente do PSOL Rio Claro / SP
Aldo Santos Presidente PSOL São Bernardo
Alex da Mata – Diretório Municipal
Alex da Mata, Executiva Municipal PSOL Itapevi, SP
Alex Fernandes – PSOL/SP e Diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo
Alexandre Alves – PSOL São Paulo Capital
Alexandre Lisboa – PSOL/SP e Direção do Sindicato dos Municipais de São Sebastião
Alexandre Pereira – PSOL/SP e Direção do Sindicato dos Municipais de Jacareí
Alexsandro Castro – Diretório Estadual do PSOL/SP
Aline Joaquim – Coordenadora de setoriais do Psol de Indaiatuba
Ana Beatriz Guedes – DCE Ufscar, Sorocaba
Ana Laura Cardoso – Diretório Municipal
Anderson Gueiros Presidente PSOL Caraguatatuba
André Ferrari, São Paulo/SP – Diretório Nacional do PSOL
André Sapanos Diretório Estadual PSOL SP
Andrey Mori – Estudante Unicamp
Antonio Alves Neto — Direção Nacional da Fasubra
Antônio Carlos (Tonhão) – Diretório municipal de Campinas
Augusto Malaman – PSOL SP/Diretor LGBT da UNE – Oposição de Esquerda
Beto Bannwart – coordenação nacional do setorial ecossocialista
Branco Presidente PSOL Garça
Bruno Magalhães, Executiva Municipal PSOL SP, Conselheiro Estadual da Apeoesp e Coordenador do Movimento Nós da Sul
Bruno Mahiques – DCE USP
Bruno Zaidan Juntos LGBT
Caio Zulian — presidente PSOL Americana Camila Viviane – Diretório Municipal SP
Camila Souza – Grupo de Trabalho Nacional Juntos!, Diretoria Executiva UNE, São Paulo/ SP
Carlos Giannazi – Deputado Estadual PSOL SP
Carlos Rocha — Presidente do PSOL Hortolândia
Carlos Rocha Diretório Estadual PSOL SP
Carolina Filho – Diretório Estadual SP – PSOL Campinas
Cassiano Figueiredo – Juntos Ribeirão Preto
Cibele Ferreira – Secretária de Comunicação PSOL São Carlos
Cibele Lima, professora e Coordenadora Geral da Rede Emancipa de Cursinhos Populares
Clovsi dos Santos – Presidente Psol de Jundiaí
Cristian de Souza – Professor PSOL CAMPINAS
Dante Peixoto – Vice-presidente PSOL São Carlos
Davi Eduardo – secretário geral PSOL Itapevi
Davi Paulo Souza – Diretório do PSOL de Jacareí de Direção do Sindicato dos Químicos
David Reichter Junior – Diretório do PSOL de Guarulhos/SP
Diego Vitello – Comissão de negociação de Metroviário
Dionatas Silva – PSOL Francisco Morato
Ederaldo Batista Diretório Estadual PSOL SP
Edinho servidor municipal de São Carlos, grupo Servidores na Luta
Eduardo Carniel – DCE USP
Erick Miranda – Diretório Municipal
Evelin Minowa – Grupo de Trabalho Nacional do Juntos!, PSOL Itapevi
Felipe Areda – Frente de Esquerda LGBT de São Paulo
Felipe Bisuli, Metroviário SP
Felipe Maropo – Presidente do psol de Indaiatuba
Fernanda Lisboa – Diretório Estadual SP – PSOL Campinas
Fernando Silva (Tostão – Secretário-Geral Nacional
Gabriel Regensteiner, Metroviário SP
Gabriela Ferro – Grupo de Trabalho Nacional Juntos!, DCE USP
Guilherme Fregonese – Grupo de Trabalho Nacional Juntos!, DCE USP
Gustavo Oliveira – Trab. Metalúrgico Campinas
Igor Fernandes – Juntos Bauru
Igor Leonardo – DCE USP
Isa Penna – Militante feminista e setorial juventude
Israel Dutra, Executiva Nacional PSOL
Jacob Teubl – Diretório Municipal de Araraquara
Jane Barros Almeida, São Paulo/SP – Setorial Nacional de Mulheres do PSOL
João Machado – Diretório Nacional
Jonathan Lima PSOL Francisco Morato
José Afonso da Silva, Taboão da Serra/SP – Diretório Estadual do PSOL-SP
José Alexandre Roldan – PSOL/SP e Diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo
José Menezes – presidente PSOL Itapevi
Julia Machini – DCE USP
Julieta Lui – Presidente PSOL São Carlos
Karina Brandt – DCE USP
Lorena Fernandes – Professora
Lucas Beco “Bacon” , Grupo de Trabalho Nacional do Juntos!, Emancipa São Carlos
Luciana Araújo — Militante da Marcha de Mulheres Negras SP
Luka Franca — Setorial de Mulheres do PSOL SP
Magda Souza – PSOL Sorocaba – Coordenadora Subsede APEOESP Sorocaba
Manuel Iraola – Executiva Estadual do PSOL/SP
Marco Antonio Moraes – Presidente PSOL Sorocaba
Mariana Conti – PSOL Campinas
Mariana Riscali, Executiva Nacional PSOL e Secretária Geral PSOL SP
Marina Rebelo – Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp
Mário Constatino — coordenação estadual do setorial ecossocialista SP
Maurício Costa, Diretório Estadual PSOL SP
Miguel Leme Ferreira, Taboão da Serra/SP – Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas
Moacyr Presidente PSOL Itanhaém
Nancy de Oliveira Galvão – Membro do Diretório Nacional do PSOL
Natália Pressuto – DCE Ufscar
Ozanir Executiva Apeoesp
Pamela Carla Gomes da Silva – PSOL Francisco Morato
Patrícia Andreia Carreteiro – Psol Vargem Grande Paulista e setorial de mulheres
Paula Penha – PSOL Sorocaba – Diretora Executiva Estadual APEOESP
Paulo Neves Executiva Apeoesp
Pedro Paulo Vieira Carvalho – Diretório nacional e Executiva nacional da Intersindical CCT
Pedro Serrano – Diretoria plena UNE, São Paulo/ SP
Rafael Borguin, Conselho de base SINTUSP
Raissa Moda “Fuka” – DCE USP
Randerson Lobato – Psol – Campinas
Rapozão Costa, Coordenador do Movimento Nós da Sul
Raul Marcelo – Deputado Estadual SP – Diretório Nacional PSOL
Remom Matheus Bortolozi — Frente de Esquerda LGBT de São Paulo
Rita Presidenta PSOL Salto
Rodrigo Barreto – Tesoureiro PSOL São Carlos
Rodrigo Chizolini – Presidente PSOL Votorantim
Rodrigo Cruz — Setorial LGBT do PSOL SP
Rogério Presidente PSOL Mairique
Ronaldo Bragança — Secretário de Formação Política PSOL Hortolândia
Samela Guimarães – DCE Ufscar, Sorocaba
Sâmia Bomfim, Conselho de base SINTUSP
Sergio Britto Garcia – Diretório do PSOL de EMBU/SP e da Direção da APEOESP
Simone Nascimento – Diretora da UNE – Oposição de Esquerda
Suzete Chaffin – Presidente do Diretório do PSOL Jacareí-SP
Tatiane Ribeiro Juntos Negras e Negros, PSOL São Paulo
Thiago Aguiar – Grupo de Trabalho Nacional Juntos!, PSOL São Paulo
Thiago Daniel de Castro — Coordenação da subsede Sumaré – APEOESP
Tiago Presidente PSOL Presidente Prudente
Vanessa Couto – DCE USP
Vanessa Koetz – Executiva Estadual PSOL SP
Vladimir Safatle, Professor do Departamento de Filosofia da USP SP
Wanda Diretório Estadual PSOL SP
Wellington Cabral – Diretório Municipal do PSOL São José dos Campos e Direção do Sindicato dos Químicos

Sergipe
Agatha Cristie Silva — Secretária de Formação Política PSOL Estadual
Bárbara Nascimento — Presidente PSOL Aracaju.
Dalvacir Azevedo de Gois — Secretária geral PSOL Aracaju.
Fagner Almeida Chaves, Diretório Municipal de São Cristóvão-SE
José Laurêncio Santos Lisboa, Diretório Municipal do PSOL Laranjeiras-SE
Josué Cruz de Azevedo, Diretório Municipal de São Cristóvão-SE
Luís Alberto Barbosa Pinto, Diretório Estadual do PSOL-SE
Tadeu Gonçalves da Silva, Diretório Municipal de São Cristóvão-SE

1º de Maio;
Ação Popular Socialista (APS);
Alternativa Socialista Nova Praxis;
Construção Socialista (CS);
Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST);
Grupo de Ação Socialista, GAS
Insurgência;
Liberdade, Socialismo e Revolução (LSR);
Luta Socialista (LS);
Movimento Esquerda Socialista (MES);
Reage Socialista;
Somos Viamão;
Trabalhadores na Luta Socialista (TLS).

Nenhum comentário: