terça-feira, 15 de maio de 2012

A situação é grave. A solução é GREVE

Professores da UFPA aprovam greve para quinta-feira


Professores da UFPA (Universidade Federal do Pará) aprovaram, em assembleia, nesta terça-feira (15), o indicativo de greve da categoria para a próxima quinta-feira (17). A reunião aconteceu no hall da reitoria da universidade e seguiu a orientação do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) que também prevê greve em outras 46 instituições de ensino superior do país.

'Queremos a reestruturação da carreira acadêmica e a valorização do trabalho docente. É importante frisar que a greve também é pela valorização do ensino superior público de qualidade', explicou o professor Gilberto Marques, da Adufpa (Associação dos Docentes da UFPA). Segundo o professor, falta vontade do governo federal para atender as reivindicações da categoria. 'O Governo não nos deu nenhum retorno e não sinalizou qualquer entendimento com a categoria. O jeito mesmo é greve', disse.



Foto: Bruno Magno/ORM.
Ainda de acordo com Gilberto, os professores estão insatisfeitos com o governo depois do descumprimento do acordo salarial que previa reajuste de 4% no salário-base, incorporação de gratificações e a reestruturação da carreira até 31 de março deste ano. Com o descumprimento do acordo salarial, os professores acumulam dois anos sem aumento nos salários.

Hoje, a UFPA conta com 2.154 docentes, distribuídos em 11 campi. A última greve da categoria foi em 2005 e durou 112 dias. Com a greve, mais de 32 mil alunos da universidade vão ficar sem aulas. 'A greve é a nossa alternativa em defesa de salários dignos e valorização do trabalho docente', finaliza Gilberto.

Nenhum comentário: