segunda-feira, 17 de abril de 2017

Há 21 anos do massacre de Eldorado dos Carajás

Curva do S, Eldorado dos Carajás, local onde o governo Almir Gabriel determinou o massacre de 19 sem terras em 1996.

Semana passada estive na Curva do S, Eldorado dos Carajás, onde está montado esse acampamento do MTS (foto acima) e onde ocorreu há 21 anos o brutal massacre de 19 trabalhadores rurais sem terra.

De 17 de abril de 1996 pra cá nada mudou. Entramos no tão falado século XXI, mas as práticas das elites latifundiárias ainda são do tempo das Capitanias Hereditárias.

Direitos do povo são respondidos a bala. A justiça paraense segue sendo a mais injusta e impune do planeta. O governo, como o de Almir Gabriel (PSDB há época), mandante dessa chacina, segue ignorando as questões sociais e respondendo a Reforma Agrária com ferro e fogo.

Não a toa o Pará, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), permanece como o estado campeão em assassinatos de trabalhadores e lideranças rurais. Um quadro vergonhoso e de revolta, que mais uma vez nos faz homenagear e lutar pela memória dos que tombaram em Curumbiara, Eldorado dos Carajá, Anapu, Parauapebas.

Exigimos cadeia e punição exemplar para o oficiais e policiais da PM que cumpriram a ordem do governador Almir de desobstruir em abril de 1996 a PA 150! Exigimos o fim das mortes de trabalhadores no campo! Para isso, exigimos dos governos do estado e do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) um ousado plano de Reforma Agrária neste país.

Só enfrentando a ganância e o ódio do latifúndio teremos justiça social, comida boa e barata na mesa dos brasileiros e a tão sonhada paz.

"MST, a luta é pra valer!
Reforma Agrária quando?
Já!"

Nenhum comentário: