sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Rock in Rio Guama 2010

Parabéns a galera do DCE - Diretório Central dos Estudantes da UFPA pela realização do IV Rock in Rio Guamá. em nossa Universidade.

Quando eu fiz parte da Diretoria do DCE, lembro que ao pesquisar documentos antigos da entidade, encontrei um cartaz de um dos primeiros Rock'inRio Guamá, que ocorreu durante a explosão do rock brasileito na década de 1980. Fiquei matutando com a idéia de realizar uma nova edição do Rock in Rio Guamá, conseguimos fazer junto com o DCE; e é muito gratificante ver que essa correnteza não parou no rio Guamá.

O mais importante de tudo é o que representam eventos como estes para a cultura universitária e para a juventude. Em particular, penso que o Rock InRio Guamá é até muito mais interessante, pois é organizado pela estudantada. Reunem o gurpos, coletivos, dividem tarefas e conseguem fazer um evento com essa qualidade.

A Beira da UFPA continua florida, e mais do que nunca, precisamos demarcar que eventos como esse, não podem ser uma exceção na realidade do UNIVERSO Universitário, mas uma constante. Como elemento fundamental da formação do ser humano, a expressões culturais cumpre papel destacado na construção do saber e do melhoramento da educação. A Instituição jamais poderá, como já vimos em tempos recente na UFPA, usar de seu expediente para tolir, oprimir ou impedir o exercício criativo e as práticas culturais como forma de socialização e também o necessário momento recreativo.

Como disse Che Guevara  "a argila fundamental de nossa obra é a juventude". Que as instituições entendam isso como direito fundamental de todos os partícipes da Universidade; que o direito a cultura sirva para fortalecer nossa luta contra a mercantilização da educação.

Viva as manifestações culturais!, viva a música!, viva a poesia!, viva o teatro!, viva o Rock In Rio Guamá!

Se você perdeu ontem, ainda tem hoje - 05/11/10 - apartir das 18h no Campus Básico da UFPA na Beira e na Capela Universitária.

Acessem o blog do Rock in Rio Guamá:
http://rockinrioguama.blogspot.com/

Nenhum comentário: