terça-feira, 5 de abril de 2016

A conexão ABC

O juiz Sérgio Moro decidirá, hoje, se prorrogará por mais cinco dias a prisão temporária do ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira.Ele foi preso pela Polícia Federal na sexta-feira da semana passada, na 27ª fase da Operação Lava-Jato, denominada Carbono 14. Outros indiciados ou investigados também foram presos.
Silvinho sustentou no seu depoimento que recebeu o dinheiro – de baixo valor e apenas de duas empreiteiras– sob investigação por serviços prestados a campanhas eleitorais, para si e para outros, como motoristas. Mas não reconheceu parte dos pagamentos identificados pela Lava-Jato,
Ele refutou o suposto repasse de uma “mesada” recebida do esquema de corrupção na Petrobrás, segundo seus advogados , que deram informações sobre o conteúdo das declarações que seu cliente fez, ontem, ao ser interrogado em Curitiba.
O petista também negou participação na negociação de repasse de seis milhões de reais a Ronan Maria Pinto, empresário do setor de transporte público em Santo André,  no ABC paulista. Ronan, que também foi preso, teria recebido dinheiro desviado da Petrobrás pelo PT em 2004.
O dinheiro foi retirado via empréstimo fraudulento feito pelo pecuarista  José Carlos Bumlai no Banco Schahin, num total de R$ 12 milhões. Igualmente preso, Bumlai é amigo do ex-presidente Lula.
Para renovar a prisão, o juiz Sérgio moro terá que apresentar provas consistentes para sustentar as alegações utilizadas no mandado original. Vai estabelecer o nexo entre a morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, e a organização criminosa que desviava dinheiro da Petrobrás para políticos, executivos e intermediários das negociatas.

Nenhum comentário: