quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Nossos mestres são lembrados apenas no leito de morte

Fiz este post dia 12 de março de 2011. Vale ser relido, após um ano de falecimento de Mestre Cupijó, pois a constatação que cabe é a de que nossos gênios da cultura popular, verdadeiros doutores em música universal, só são lembrados e tem um pouco de atenção apenas no velório e enterro. 

Faz apenas um ano que Mestre Cupijó se foi. Morreu em decorrência de um câncer de próstrata em uma clínica de Belém do Pará dia 25 de setembro de 2012. Fez um ano de enterrado em sua terra Natal, Cametá-PA, e não mereceu nenhuma nota em nenhum programa ou telejornal de nosso estado. Uma vergonha para o nosso governador, que aliás é músico profissional, ainda que não exerça a atividade e siga gostando de uma quadrilha. Uma vergonha para quem faz a programação das rádios e televisões em Belém.

O Além da Frase seguirá entricheirado em defesa da cultura popular, dos nossos ritmos, cantaresm lendas. 

Eu quero o Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro!

Em defesa do Siriá e do Samba de Cacete, criações de Mestre Cupijó.

*************

Twitadas sobre Cartola, nossos Mestres e o abandono da cultura popular


Mestre Cupijó. Inventor do Siriá, nascido em Cametá/PA.
 Companheiros, após acompanhar o Programa Por toda a minha vida da Tv Globo desta sexta (na mdrugada do sábado) sobre o sambista e fundador da Estação Primeira de Mangueira, Cartola, escrevi esses textinhos no microblog twitter.

Mstre Laurentino. O tocador da gaita e sua composição Loirinha Americana.
 Como o twitter passa muito depressa e só quem acompanha mesmo é quem está no momento na TL (linha do tempo em ingrês), resolvi repostá-los com as correções possíveis aqui no Blog, para que fique guardado também na memória injuriada do Além da Frase, bem como marque também mais esse protesto nosso contra o abandono da cultura e de nossos grandes mestres como o Laurentino, que gozam até de relativo sucesso, mas voltam para o batente ou pra lida dura da favela sem receber nada pelo (ou quase) e nem o devido reconhecimento pelo peso da cultura e genialidade que carregam consigos. As quais são sub açproveitadas em razão da própria cultura e educação da população da região.
Mestre Verequete, o Rei do Carimbó.
Lembro que preservei a ordem dos posts no twitter, nesse sentido devem ser lidos de baixo para cima.
----------------------------------------------

Valeu Beth Carvalho, a única q no "Por Toda a Minha Vida" fez referência a essa deficiência governamental de ñ se investir nesses artistas!

 Teríamos não só composições do tipo Acontece, de Cartola, mas tb outros gênios q com ele aprenderam, como Paulinho da Viola, etc...

...sucesso, mas muito pouco diante da maestria de suas obras. Imaginem se tivessem tido apoio e suporte para produzirem e até educarem outros.

Como ele, outros tantos paraenses, e compositores populares de todo o Brasil, olha João do Vale e Zequeti, poderão até fazer um relativo...

Espero q não! As composições do mestre Cupijó, apesar de populares, são de uma erudição, de uma qualidade e vanguardismo q impressionam.

Mas pergunto aqui: quantos já ouviram falar desse extraordinário, genial e dedicado cametaense chamado Mestre Cupijó? Tbm terá o mesmo fim?

Mestre Cupijó ainda vivo, continua nos agraciando já combalido, com seus maravilhosos Siriás, Sambás de Cacetes, e outros ritmos q criou.

...Pará, exemplos como o de Cartola, um gênio q morreu pobre, ñ faltam: Mestre Verequete, Mestre Cupijó, Mestre Lucindo, etc...

Mas falávamos de Cartola e da ausência de qualquer medida de reconhecimento e incentivo aos artistas populares ainda em vida. Aqui no...

... Barata Ribeiro. Sérgio Cabral Filho ñ tem nada de original em sua empreitada, apenas os aliados: mídia burguesa e governo Dil-Má/PT.

...destruindo com os cortiços e enviando os moradores para zonas mais distantes dos olhos da burguesia, no mesmo fim do séc. XIX foi...

No Rio, quem apresentou essa forma de querer resolver os problemas urbanos os camuflando, varrendo pra baixo do tapete ou simplesmente...

Aqui em Belém, tivemos a política de higienização obviamente elitista, cruel e burra representada pelo intendente Antônio Lemos lá pelos XIX

...da Zona Sul, esses poderão continuar usando a floresta p/ seus "passeios" matinais. É vergonhosa e nada nova essa política d higienização!

... os moradores, e fundamentalmente crianças da comunidade, de visitarem a floresta e coletarem frutas, por exemplo. Mas os granados (Cont.)

Foi o Sérgio C. Filho quem criou um verdadeiro aparthaeid na favela da Rochina, construindo um muro de 3 metros, para impedir (cont.)

Sérgio Cabral, o filho, vem hj fazendo um verdadeiro cordão sanitário, tudo para camuflar a Cidade Maravilhosa para Olimpíadas e Copa.

... de higienização q o filho do PMDB vem fazendo na cidade do Rio. Basta dizer q foi Sérgio Cabral, o filho, quem criou o terrível Caveirão.

... hoje, Sérgio Cabral Filho, atual governador do RJ certamente é o maior inimigo do morro e de sua gente. O pai nada fala desse processo...

outras manifestações, mas hj como jornalista, talvez o Sérgio Cabral pai, ex-vereador do RJ, só sirva pra isso mesmo: falar do passado...

... como o ajudou e incentivou até mesmo a gravar. Falou do morro da Mangueira e o q aquilo significa como berço da cultura e tantas (cont.)

O mais revoltante q senti nesse programa "Por toda a minha vida" sobre o Cartola, foi ver o Sérgio Cabral pai falando tanto dele, de (cont.)

Caramba, chorei hj vendo a vida do Cartola. Q cara magnífico e um grande exemplo de músico e de ser desrepeitado como artista popular.

Do twitter de Marcus Benedito.

Nenhum comentário: