quinta-feira, 24 de abril de 2014

RS: Estudantes do Julinho derrubam portão para protestar contra a Copa

Na manhã de hoje, 24, dois dirigentes do coletivo Vamos à Luta sofreram agressões do diretor do Colégio Estadual Júlio de Castilho, Antonio Esperança, o qual queria impedir o grêmio e os estudantes de saírem em um protesto contra o aumento das passagens e contra a realização da Copa no Brasil. 
O Julinho, como é chamado o colégio, é um dos mais importantes estabelecimentos públicos de ensino de Porto Alegre/RS e tem uma tradição de luta e resistência por parte de seu corpo discente, o qual tem desenvolvido diversas lutas na cidade. Junto ao sindicato dos professores (CPERS), o Grêmio do Julinho vêm denunciando uma série de irregularidades na aplicação dos recursos financeiros da escola, o que inclusive levou à abertura de uma sindicância pela SEDUC (Secretaria de Estado de Educação) contra o diretor (veja aqui).
O fundamental é que os estudantes não se intimidaram com a truculência de Esperança, foram à luta, derrubaram o portão da escola e prosseguiram com seu protesto.
Viva a juventude indignada do Julinho! 
Sobre o assunto, leia o texto do Vamos à Luta no facebook:
Estudantes da Escola Julio de Castilho saem em marcha contra o aumento da passagem, contra a Copa e por mais investimento em educação. Infelizmente a direção da escola reprime o direito dos estudantes de se manifestar, e em um ato lamentável o diretor agrediu fisicamente dois militantes do grêmio da escola e também militantes do Vamos à Luta (Marcela e Gustavo). Mas mais uma vez a indignação da juventude, que não tem como pagar por uma passagem tão cara para ir à escola e sofre com uma educação sucateada pelos governos que gasta bilhões em uma copa para os ricos, se fez maior e quebraram o portão da escola saindo em marcha com centenas de estudantes!
POR UMA EDUCAÇÃO PADRÃO FIFA!

Nenhum comentário: