domingo, 13 de setembro de 2009

Belo Monte: um crime contra a humanidade, um crime contra a Amazônia


A famigerada construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma triste demonstração do grau de desenvolvimento em que nos encontramos. Apesar de muito de se falar que estamos no século XXI, etc., esse emprrendimento, longe de reforçar a idéia de que a humanidade avançou, que sabe explorar seus recursos em favor do homem..., demonstra a capacidade reacionária do governo brasileiro, e no Pará, do vergononhoso apoio e interesse demonstrado pela gerente de plantão dos negócios da burguesia: Ana Júlia Carepa.

Neste blog já fizemos referência a valorosa e combativa luta dos trabalhadores organizados em torno do Movimento dos Atingidos por Barragens. Movimento que não surgiu do nada nesse país. Ele é mais um resultado das danosas práticas dos que não tem qualquer interesse em melhorar a vida do povo, de gerar desenvolvimento e respeitar o equilíbrio do meio ambiente. Estes trabalhadores, são reflexo de uma política de estado que é predatória, excludente e burra. Desde a ditadura que se busca voltar algum "olhar" para a Amazônia, no entanto, todas as políticas públicas foram mudas, surdas e cegas, pois não conseguem nem sentir o óbvio: que além de mata e água, aqui também tem vida, e gente! Pessoas que há mais de trinta anos lutam, como os atingidos por Tucuruí, contra um estado que inundou suas terras, sua subsistência, sua escola, sua igreja, inundou suas vidas literalmente.
Infelizmente a tortura da construção de uma barragem não pára por aí. Quem sofre também é a natureza. O pararelo com a usina de Tucuruí é importante para percebemos o tamanho do absuro pretendido por Lula e sua primeira ministra das negociatas e herdeira do mensaleiro José Dirceu, Dilma Roussef. Em Tucuruí foi criado o maior lago artificial do mundo. Neste mesmo lago existe a maior concentração de mosquitos e é onde pode se levar o maior número de picadas de carapanã (muriçoca, pernilongo) por minuto no mundo. Devido a acidez da água, e obviamente em virtude do barramento, centenas de espécies de peixes desapareceram do rio tocantins, insclusive o famoso mapará de Cametá.
Não bastasse tantos exemplos de usinas que foram imensos tiros nos pés, sem qualquer retorno energético, como a usina de Urucum no Amazonas, Belo Monte será muito pior. Ela simplesmente está ameaçando um dos mais importantes afluentes do rio Amazonas e toda a sua vida. Estão ameaçados os cerca de sete mil índios das 12 etnias ali presentes (incluindo os Caiapós que tanto os irmãos Villas Boas lutaram para salvar do "desenvolvimento" da Ditadura Militar), como também os cablocos, ribeirinhos, animais e toda a sorte de uma vida bela e única que só existe no estuário e leito do rio Xingú.
Contra esse crime, com o qual só ganham os donos do poder como as nefastas empreiteiras (Camargo Corrêa, Odebrecht, Andrade Gutierrez, etc.) e seus gerentes de turno no poder, é que este Blog chama a todos a se somarem nas lutas contra esse ato de lesa humanidade. A Amzônia e a vida no planeta estão há muito em perigo. Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente no governo Lula, nada fez para evitar essa tragédia. E nesse contexto, desfazer ilusões e fugir das armadilhas da burguesia é fundamental. Marina Silva, além do mesmo sobrenome que Lula, tem muito mais de semelhanças que se possa imaginar. Ela foi mentora e ajudou na implementação da Lei de Concessões Florestais (privatiza a floresta dando o direito a uma empresa explorar sem qualquer critério a mata por um período de 50 anos, renováveis por igual período); bem como ajudou em larga medida na predação do meio ambiente ao desmontar o IBAMA, e foi feroz no ataque aos seus servidores públicos.
Vamos divulgar aqui também o caledário de lutas contra a contrução desse elefante branco. Unidos pra lutar contra a destruição da Amazônia! Não podemos pagar o PAC pela burguesia!

4 comentários:

Unknown disse...

zero comentário, foi isso o que o seu texto mereceu, pela irrelevância, desde 12 de setembro. Agora vai aí a primeira crítica. Contente-se com ela.

barroso disse...

Belo monte será o segundo desastre ecológico do planeta depois de tucuruí, onde quando da abertura das comportas chasão verde desceu o rio tocantins
matando peixes, animaks selvagens e gente, centenas
de ribeirinhos que viviam nas margens e ilhas foram vitimadas;POR EXEMPLO na vila carmo onde sepultavem
anualaamente 40/45 pessoas, naquele ano foram 98, nos
outros ugarescomo carapajó,cametá,abaeté,juaba,baião etc não tenho estatistica. foram milhares, com certeza.

Unknown disse...

Isso que o Lula está fazendo é uma coisa que ninguém intende.. Nós sabemos que com essa usina a energia irá melhorar,mas pensando no outro lado onde vai ficar as cuturas dos indios, o que eles vão ter que fazer,reconstruir tudo de novo??
Eis a questão Lula, pense bem..

Anônimo disse...

Interpretação emocionante neste espaço, postagens deste modo destacam a quem observar aqui !!!
Realiza mais do teu web site, aos teus utilizadores.