segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Psol capixaba rejeita aliança com Marina Silva, do PV, em 2010

Renata Oliveira do séculodiário

A presidente do Psol/ES e candidata ao governo do Estado, Brice Bragato, considera preocupante a forma como vem sendo tratada a aproximação entre o Psol e o PV em nível nacional. Para ela, a idéia de aliança vem sendo divulgada como consolidada, enquanto há muita resistência nas bases sobre o assunto.

Nessa terça-feira (24), a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV-AC) e a ex-senadora Heloísa Helena (Psol-AL) se reuniram em Brasília para discutir uma possível parceria em 2010. Brice alerta, porém, que até o momento o que existe é a criação de uma comissão executiva para ouvir a candidata do PV sobre alguns pontos.

Mesmo com a declaração de Heloísa Helena de que prefere disputar o Senado, Brice defende um palanque presidencial próprio do Psol. “Sem dúvida Heloísa Helena é o melhor nome para disputa presidencial, mas ela está visando à possibilidade de conseguir um mandato, que é mais viável com a disputa ao Senado. Mas o partido tem nomes que podem ser trabalhados. O que não é viável é substituir pelo nome da Marina Silva. Há muita divergência dentro do partido sobre isso”, explicou.

Independentemente da decisão dos partidos em nível nacional, Brice garante que isso não vai implicar em mudanças na conjuntura estadual. “No Espírito Santo, PV e Psol estão campos políticos opostos, o PV é governista e o Psol é oposição ao governador Paulo Hartung. Por isso não há como haver composição”, afirmou.

Mesmo com a grande maioria dos partidos apoiando o projeto governista, a candidata do Psol não acredita que o partido ficará isolado. “Não vamos ficar isolados, teremos poucos apoios, mas há partidos que vão se afinar com os interesses do Psol. A ideia é fazer uma proposta votada para os anseios da população, a defesa dos quilombolas, índios, a população que está esperando atendimento na fila do São Lucas, e o governo não mostra. Não vamos atender aos interesses das grandes empresas”, argumentou.

O PV não terá candidato ao governo do Estado. O maior expoente do partido é o presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, que vai disputar uma vaga ao Senado para compor uma parceria com o governador Paulo Hartung. “Uma aliança com o PV só seria possível se eles mudassem a postura deles, deixando o grupo do governador Paulo Hartung”, define Brice.

Nenhum comentário: