domingo, 12 de janeiro de 2014

Pousar ou decolar em Belém pode ser 'roleta russa'

Há algo de muito podre reino de Val-de-Cães, Aeroporto Internacional de Belém Júlio César.

A empresa TAM pode ou não estar dizendo o real problema. Mas certamente a coisa é muito séria. E tem relação com chuva, aeroporto de Belém, pneus, instabilidade das suas aeronaves. E disto a empresa entende e resultou na perda de mais de cem vidas na tragédia no aeroporto de Guarulhos há alguns anos.
 

Em Belém sempre chove. Eu já viajeii de TAM. E na chuva. Pousei no Rio em 2006, quando fui ajudar na campanha do Babá, por baixo de chuva. E frio.

De manhã, de tarde ou de noite. Intercalando. Ou direto. Chove em Belém. E todos os dias do ano. E o ano inteiro tem vôo da TAM daqui pra lá e de lá pra cá. 


Por que isso agora? Significa  que o que a empresa está alegando então pode ser verdadeiro: há um problema de acumúlo de água na pista formando "lâminas", o que pode denotar que só a TAM está manifestando prudência e as nossas autoridades estão sendo negligentes.

Significa então que ANAC, Infraero e governo Dilma podem estar sendo irresponsáveis ao autorizar o uso das pistas de pouso e decolagem de Val-de-Cães.
 

Já vimos esse filme
 
Está chovendo desde as 21h de sábado sem parar em Belém. São 4:40h, horário local. Significa que nenhum avião da TAM tocou os solos da capital paraense. Mas Azul, Gol, Meta, etc. operaram normalmente.


Em NOTA, a TAM  disse que há "condições inseguras" e que não operará durante chuva em Belém.  

Num domingo chuvoso, dia 08 de janeiro de 2012: "Um avião da TAM (foto) vindo de Brasília derrapou e teve seus pneus danificados ao pousar no aeroporto de Belém no final da tarde", segundo o Portal 12Horas.Aérea News Aviation. 

Aeronave derrapou em janeiro de 2012, devido água na pista.
Ainda segundo o Portal "Não houve feridos entre os 164 passageiros e seis tripulantes a bordo do vôo JJ3446.  Por causa do acidente, a pista do aeroporto ficou interditada das 16h30 até as 22h50, de acordo com a Infraero, estatal que administra os aeroportos.".

O Governo Federal, a Infraero, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e as demais empresas aéreas podem estar realizando, portanto, roleta russa com as vidas de centenas de paraenses. 

Esperamos que alguma resposta seja dada pelas autoriades imediatamente, pois que há algo de podre no ar e em terra, isso há!

Nenhum comentário: